Essa dúvida surge todos os anos: afinal, o dia de Corpus Christi é feriado? Qual dia do mês é comemorado?

O Corpus Christi normalmente não é Feriado Nacional, mas sim, Ponto Facultativo, ou seja, é válido para funcionários e repartições públicas, bem como escolas e secretarias, e fica a cargo do empregador conceder folga ou não ao trabalhador que não se encaixe nessas categorias por escolha do empregador. 

Este ano a data será comemorada no dia 3 de junho. O dia não possui data fixa no calendário e é comemorado em virtude do mistério da eucaristia, um evento importante e sagrado ao Cristianismo.

Entretanto, várias cidades brasileiras têm em seu calendário anual a data de Corpus Christi como Feriado Municipal. É o caso de cidades como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), e outras. Nessas situações, o trabalhador deve ter folga ou receber um pagamento adicional caso trabalhe nesta data. 

Em algumas cidades brasileiras, a data já foi antecipada para tentar aumentar o isolamento social em detrimento da pandemia da Covid-19, como a cidade de São Paulo (SP), por exemplo. O então prefeito Bruno Covas, adiantou o Corpus Christi também de 2022. Então, caso tenha folgado no fim de março, não terá direito ao feriado de Corpus Christi em 2021 e nem no próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *