Com o dia do sexo se aproximando, muita gente se programa para algo especial sozinho ou acompanhado. Embora, a princípio a chegada da menstruação pareça atrapalhar os planos, a união de sexo e menstruação pode ser surpreendente. “Tanto sexo, quanto a menstruação são naturais do nosso corpo. Embora envolva uma série de tabus, fazer sexo durante a menstruação pode fazer bem à saúde”, comenta a obstetriz especialista em saúde íntima Mariana Betioli. 

Pela falta de conhecimento sobre os dois temas, muitos ainda têm dúvidas sobre o assunto. Se é algo permitido ou se pode trazer algum risco à saúde. A especialista afirma que sim: “O sexo por si só já traz diversos benefícios para a saúde, portanto a prática não precisa ser suspensa durante a menstruação”, afirma. 

“Nessa fase, o clitóris fica mais sensível, há mais lubrificação e os hormônios sexuais estão nas alturas, o que também facilita o orgasmo. O orgasmo, inclusive, oferece vantagens durante o período menstrual, e pode ajudar a diminuir as cólicas” relata a especialista. Mariana conta que durante o orgasmo, o útero contrai e em seguida relaxa totalmente, o que pode ajudar a melhorar a cólica. O efeito relaxante do orgasmo somado ao aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e a liberação de hormônios de prazer contribuem para o alívio das dores”, completa. 

Mesmo com benefícios, há insegurança sobre a prática. O contato com o sangue, segundo a especialista, faz com que muitas suspendam o sexo durante o período menstrual. “Uma pesquisa feita pela Inciclo com 16 mil mulheres apontou que 85% delas relataram aumento da libido durante a menstruação, mas somente 49% se permite ter experiências sexuais durante essa fase do ciclo. As mulheres têm vontade, mas muitas acham que não pode, que é errado, têm vergonha ou simplesmente não querem saber de bagunça e lençol manchado”, lamenta. 

Em relação à bagunça, Mariana dá dica de como evitar essa situação. “O sangue pode mesmo bagunçar tudo, dar trabalho e até manchar a roupa de cama. O ideal durante o sexo na menstruação é usar o disco menstrual. Ele é um tipo de coletor que mantém o sangue dentro dele e o canal vaginal livre para penetração, o que evita a bagunça e o contato com o sangue. Nenhum dos dois vai perceber que ele está ali, ou seja, você não precisa nem dizer que está menstruada. O disco menstrual é reutilizável, superconfortável, fácil de usar e não atrapalha a lubrificação, já que as glândulas que lubrificam a vagina ficam logo na entrada do canal, por isso mantém seu funcionamento normal enquanto a mulher usa o disco”, diz a especialista. 

Por fim, a especialista alerta para o risco de gravidez. “Muitas pessoas acham que não existe chance de engravidar durante a menstruação, mas é possível sim e deve-se usar preservativo da mesma maneira”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *