O dia 6 de setembro é considerado o dia do sexo, e esta data especial nos convida a considerar que a sexualidade é uma parte essencial da nossa saúde geral e do nosso bem-estar.

A saúde sexual não se trata apenas de evitar doenças sexualmente transmissíveis ou de alcançar a fertilidade, mas também engloba aspectos como o respeito pelas escolhas, a comunicação nas relações, a promoção do prazer e a compreensão do próprio corpo. O Dia do Sexo nos lembra da importância de manter uma sexualidade saudável, que não só promova o prazer, mas também contribua para uma vida emocionalmente equilibrada e uma saúde física robusta.

Entrevistamos especialistas para trazer os benefícios do sexo no corpo e na mente, confira:

Como o sexo afeta a saúde mental de forma positiva?

Segundo Higor Caldato, médico psiquiatra, especialista em psicoterapias e transtornos alimentares, o sexo pode trazer vários benefícios interessantes para a saúde mental, obviamente desde que seja concensual. São pontos positivos:

  • Liberação de endorfinas;
  • Redução do estresse;
  • Melhoria da autoestima;
  • Redução dos sintomas de ansiedade e depressão e ainda; 
  • Melhoria do sono.

A atividade sexual pode promover um relaxamento e prazer, aliviando a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia.

Liberação de neurotransmissores relacionados ao prazer e ao bem-estar:

A dopamina é um neurotransmissor associado às sensações de prazer e recompensa. Durante a atividade sexual o cérebro libera dopamina em resposta a estímulos e sensações prazerosas como, como carícias, beijos, toques e orgasmos. A dopamina aumenta a sensação de recompensa incentivando a repetição do comportamento sexual e contribuindo para a motivação sexual. A serotonina, por sua vez, desempenha um importante papel no bem-estar emocional; a atividade sexual influencia neste neurotransmissor, melhorando o humor e o bem-estar; além da sensação de relaxamento.

Existem diferenças nos benefícios mentais do sexo entre homens e mulheres?

Higor diz que sim. “Existe diferença nos benefícios mentais entre homens e mulheres, essas diferenças podem ser influenciadas por fatores biológicos, sociais e psicológicos. As flutuações hormonais ao longo do ciclo menstrual podem afetar a disposição e o desejo sexual nas mulheres, influenciando na forma como o sexo influencia na sua saúde mental. As mulheres geralmente enfatizam mais a importância da intimidade sexual e da conexão com o parceiro durante o sexo; para muitas mulheres a qualidade do relacionamento desempenha um papel crucial na influência dos benefícios mentais do sexo”, comenta o psiquiatra.

Quais são os limites entre a atividade sexual saudável e possíveis vícios sexuais que podem afetar a saúde mental?

A sexualidade humana é diversa e varia de pessoa para pessoa, e o que pode ser considerado saudável para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. No entanto, alguns sinais podem alertar para um possível vício sexual, como quando não se consegue parar ou evitar ter relações sexuais com comportamentos repetitivos e excessivos; quando o sexo interfere na vida social, profissional e familiar, trazendo prejuízos na vida da pessoa; presença de pensamentos sexuais obsessivos que interferem na capacidade de se concentrar em outras atividades e ainda; quando a pessoa tem sentimento de culpa, vergonha ou angústia em relação à atividade sexual. 

Na saúde física, Matheus Vianna, personal trainer, explica alguns pontos importantes sobre como o sexo pode ajudar o corpo:

Benefícios físicos do sexo para o corpo:

  • Queima de calorias;
  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Melhora de quadros de estresse, ansiedade;
  • Fortalece a musculatura pélvica;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Os efeitos na liberação de endorfinas e no alívio do estresse:

A endorfina é liberada durante e logo após o ato sexual, promovendo a melhora quase imediata do humor, diminuindo as tensões do dia a dia e reduzindo os efeitos do estresse no corpo. 

Além, é claro, de ser capaz de fortalecer o sistema imunológico, diminuindo assim as chances de infecções por vírus e bactérias.

Existem benefícios específicos em relação ao fortalecimento muscular?

“Sexo pode ser sim considerado exercício físico aeróbico que fortalece a musculatura do quadril principalmente e promove bem-estar físico, mental, melhora do condicionamento cardiovascular”, fala o personal.

Como o sexo pode contribuir para a saúde cardiovascular?

Matheus diz que logo após o orgasmo, ocorre a redução da pressão arterial, proporcionado pelo relaxamento pós “exercício”, esse cenário acontece por conta da liberação de hormônios que provocam as sensações de relaxamento e bem-estar, consequentemente, a frequência cardíaca também é impactada, fazendo com que o meu sistema cardiovascular passe a não necessitar gerar tanta energia para manter as funções vitais. 

É possível usar o sexo como forma de exercício regular?

O personal argumenta que é importante não substituir a prática regular de exercícios físicos na academia ou prática de esporte apenas por sexo. “Uma coisa não substitui a outra e pode ter um impacto grande na força muscular, mobilidade e flexibilidade”.

Há diferenças nos benefícios para homens e mulheres em termos de saúde física?

O estrogênio, a testosterona e outros hormônios liberados no organismo fazem parte das estruturas que dão mais brilho para a pele e cabelo. Ou seja, a pele fica com brilho natural e com mais viço, além disso, para o homem, manter relações sexuais protege de câncer de próstata e para a mulher, ajuda no fortalecimento da musculatura pélvica.  

A questão hormonal também é de grande relevância quando o assunto é vida sexual. Thomáz Baêsso, médico atuante em nutrologia, com vasta experiência em emagrecimento, hipertrofia e saúde sexual, aponta que os hormônios são responsáveis por parte do desejo sexual, lubrificação na mulher e ereção no homem.

Como os hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio, são influenciados pela dieta e pela nutrição?

Dietas muito restritivas ou muito inflamatórias (com muitos processados, frituras, açúcar e álcool) podem diminuir a ação de hormônios sexuais.

Qual é o papel dos nutrientes, como vitaminas e minerais, na produção e regulação dos hormônios?

Thomáz argumenta que os hormônios são substâncias produzidas no corpo a partir de um estímulo e de substratos corretos (moléculas que usaremos para isso, como se fosse o tijolo de uma construção).

Sabemos que zinco, vitaminas como A e D e diversos outros são essenciais para essa produção.

A obesidade ou o baixo peso podem afetar os níveis hormonais e a saúde sexual? 

A obesidade afeta diretamente o balanço hormonal tendo efeitos diferentes em homens e mulheres.

Nos homens atua diminuindo diretamente a testosterona, o que pode gerar os problemas sexuais, por exemplo, ainda nesse caso o excesso de gordura pode aumentar nível de estrogênio no indivíduo do sexo masculino, podendo ser causa de problemas como ginecomastia (aumento da mama).

Na mulher a obesidade já costuma cursar com aumentos dos hormônios androgênicos (testosterona e outros), o que pode gerar aumento de pelos pelo corpo e depósito de gordura mais na região abdominal.

Já no caso da desnutrição / baixíssimo percentual de gordura, o que ocorre é que às vezes não há uma camada nutricional suficiente para a produção de hormônios, o que explica, por exemplo, algumas mulheres atletas que entram em amenorreia (ficam sem menstruar por longos períodos).

O equilíbrio ideal de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) para manter uma saúde hormonal relacionada ao sexo adequada:

Baêsso finaliza ao apontar que o ideal é sempre ter o auxílio de um nutricionista e montar uma dieta específica para seus objetivos, havendo dúvida ou alguma suspeita de alterações hormonais médico habilitado deve ser consultado.

Não existe a dieta ideal, e até o consumo mínimo de proteína pode variar cerca de 80-100% (ou seja, quase dobrar) em determinadas condições e objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *