Sexo não deixa de ser uma atividade física, e das mais prazerosas. Mas e os exercícios físicos que fazemos na rua, na academia, na piscina e nas quadras e campos esportivos, o que eles têm a ver com a nossa vida sexual? Como explicam o médico endocrinologista Guilherme Renke e a médica ginecologista e sexóloga Shanna Oliveira, fazer exercícios regulares modula hormônios, melhora o sono e o humor, dá disposição. E tudo isso influencia no sexo. Mas vamos entender mais como funciona esse mecanismo?

Hormônios

  • Betaendorfina – o exercício libera betaendorfina, neurotransmissor conhecido como o hormônio do prazer, e que atua na modulação da dor e do humor. O organismo começa a liberar as endorfinas cerca de 30 minutos após o início da atividade física, com pico de liberação depois dos 40 minutos, causando sensação de bem-estar e elevando a frequência cardíaca. Mesmo exercícios moderados são capazes de liberar a betaendorfina, especialmente os aeróbicos.
  • Testosterona – baixos níveis de testosterona estão relacionados com maior incidência de depressão e ansiedade, diminuição da libido, distúrbios de ereção, lubrificação e ejaculação. E a prática de exercícios de resistência tem importante papel na manutenção de bons níveis de testosterona no organismo, principalmente em homens, mas também em mulheres, pois o impacto metabólico do exercício estimula a síntese da testosterona.

– A libido é muito relacionada com o sistema endocanabinóide, onde a endorfina pode atuar, e também com a produção da testosterona. Nesse caso, o exercício atua na kisspeptina, uma proteína que aumenta a liberação de hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH), que são os hormônios hipofisários que aumentam a produção de testosterona – explica Renke.

Mas atenção! O exercício extenuante acaba tendo um resultado contrário, de redução da libido e diminuição da testosterona pelo esforço excessivo.

– A atividade física feita de forma regular e moderada é muito benéfica. Há estudos que demonstram esse aumento da libido, especialmente no pós-exercício – ressalta Renke, comentando que o efeito dura algumas horas depois do treino.

Circulação

Fazer exercícios físicos regulares melhora a saúde dos vasos sanguíneos, o que proporciona uma melhor perfusão sanguínea para os órgãos genitais de homens e mulheres. No caso dos homens, isso contribui para uma menor incidência de algum tipo de disfunção erétil, como impotência, segundo diversos estudos, incluindo um dinamarquês publicado em 2018, o qual explica que a principal causa da disfunção erétil são problemas arteriais.

Autoestima

Ao modular hormônios, sono e humor, o exercício promove bem-estar, o que também contribui para a libido. Afinal, como explica a sexóloga e ginecologista Shanna Oliveira, a sexualidade depende muito do psicológico. A atividade física ainda aumenta a autoestima e ajuda na saúde mental.

– Depois que a gente faz exercício físico, dá sensação de bem-estar, prazer, e isso é muito atrativo, isso nos deixa mais propícios a realizar várias atividades, e a relação sexual se beneficia disso – garante a médica.

Dosar atividades aeróbicas e de força de forma regular e moderada é, portanto, uma forma saudável de manter o desejo e a performance sexual em dia.

Referência: Portal EU Atleta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *