O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli enumerou as cinco perguntas mais frequentes que as mulheres fazem nos consultórios ginecológicos.

As dúvidas perpassam assuntos como menstruação irregular, exames, gravidez, sangramentos e até métodos anticoncepcionais. Seguem os questionamentos e as breves respostas do especialista:

1 – Qual é o período considerado correto para uma menstruação regular?

R. A menstruação normal dura em média 25 a 35 dias regularmente.

2 – O que os médicos buscam com o teste de Papanicolau?

R. Este exame é um dos mais eficientes para o rastreamento do câncer de colo uterino.

3 – É possível engravidar quando está menstruada?

R. sim, é possível apesar de raro. Tem mulher que podem ovular as vezes duas vezes no mês, uma delas coincidindo com o período da menstruação e pode ocorrer a gravidez, apesar de ser um caso extremamente raro.

4 – Namoro há muito tempo (ou sou casada). Preciso usar camisinha em todas as relações?

R. O preservativo é um método eficiente de prevenir a gravidez indesejada, além de evitar muitas doenças. Por isso é imprescindível.

5 – O que são os sangramentos quando estou no meio da cartela da pílula?

R. Esses sangramentos são chamados “spotting” e costumam aterrorizar as mulheres. Sempre que houver mais de um sangramento por mês, a mulher deve procurar um ginecologista e realizar exames para medir as dosagens hormonais. Muitas vezes, estamos diante de alguma doença, como por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos ou endometriose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *