O verão se aproxima e, com ele, não faltam convites para aproveitar a praia e a piscina. Sem dúvidas, fica difícil não aceitar, afinal, as altas temperaturas pedem passeios ao ar livre e, de preferência, com algum passatempo molhado para refrescar. “É uma época deliciosa, mas as mulheres precisam tomar alguns cuidados a mais para evitar problemas de saúde íntima”, afirma a médica ginecologista, Dra. Carla Geni Staats.

Segundo a médica, alguns hábitos podem ocasionar infecções como candidíase, vaginose bacteriana e infecção pelo vírus HPV, além de irritações. Sendo assim, a médica listou algumas dicas para evitá-las e curtir o verão livre desses incômodos. Confira!

1 – Não permaneça de biquíni molhado por muito tempo

A água do mar contém sal e areia, e ambos podem favorecer a proliferação de fungos, bactérias e o surgimento de doenças ginecológicas, como infecções urinárias, candidíase, vaginose bacteriana, entre outras. Além disso, o tecido sintético do biquíni, combinado com o calor e a umidade da região, formam um cenário prejudicial para a saúde feminina. Por isso, a recomendação é trocar o biquíni o mais rápido possível, por um biquíni seco ou por uma calcinha de algodão.
 

2 – Evite sentar diretamente na areia da praia

Entre os perigos desta prática está a contaminação por bicho geográfico que, em geral, tem como primeiro foco da infecção os pés ou nas nádegas. Mas ao sentar diretamente na areia, a mulher abre outras oportunidades para o parasita. Portanto, o ideal é entrar sempre em uma canga, toalha ou numa cadeira própria. “O compartilhamento de cadeiras também não é recomendado pelas mesmas razões: ela pode estar contaminada por fungos, bactérias e vírus”, diz a médica.

3 – Não passe horas na piscina
 

Por ser tratada com cloro, a água da piscina pode ser prejudicial para a saúde íntima da mulher pela mesma razão da água do mar: pode favorecer a proliferação de fungos. Embora o cloro aja na água se dissociando e formando subprodutos diferentes, que por sua vez destroem ou anulam a atividade de micro-organismos, a umidade em excesso não é positiva para as mulheres. “Da mesma forma que nossas mãos e pés ficam macerados, ocorre o mesmo com a pele da região íntima. A dica é evitar que isso aconteça”, explica a especialista.

4 – Cuidado com a quantidade de produtos nos banhos de imersão
 

Ao fazer banhos de imersão em banheiras ou ofurôs, fique atenta à quantidade de sabonetes, óleos e outros produtos que estão sendo colocados na água. O excesso deles pode irritar a região genital e causar o efeito da maceração. “Além disso, a temperatura da água também não deve estar muito quente, pelas mesmas razões”, finaliza a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *