Muito se fala em rejuvenescimento do rosto, mas você já ouviu falar de rejuvenescimento íntimo? Devido aos avanços da ciência e medicina, o ser-humano tem vivido cada vez mais e para que este tempo de vida a mais seja de qualidade é imperativo abordar a sexualidade, que desempenha um importante papel no bem-estar físico e emocional das pessoas.

De acordo com a Dra. Simone Neri, dermatologista, a vida sexual é uma condição humana que começa a se formar na infância e continua sendo construída na adolescência, manifestando-se diferentemente nas diversas fases da vida. No caso das mulheres a fisiologia sexual ainda não é totalmente conhecida. Porém, com o envelhecimento, várias alterações acontecem no organismo feminino, como, por exemplo, as variações hormonais decorrentes da menopausa.

Nesta fase ocorre a diminuição da libido; a falta da excitação sexual e de orgasmo; vaginismo (estreitamento involuntário do diâmetro da vagina quando se tenta acessar sua entrada, apesar de a mulher expressar desejo de ser penetrada); dispareunia (dor durante a tentativa da penetração vaginal ou relação sexual); síndrome da excitação sexual persistente ou excitação genital excessiva; secura vaginal; incontinência urinaria e infecções de repetição etc. “Essas disfunções estão relacionadas a fatores fisiológicos e psicossociais, exigindo uma investigação profunda de cada caso”, explica Simone.

Segundo a pesquisadora Rosemary Basson, além dessas disfunções, a sexualidade da mulher também se dá por fatores subjetivos como, por exemplo, a energia gerada pelo casal, autoestima, imagem corporal, saúde física, intimidade emocional, comunicação sexual e não sexual, sensação de privacidade e segurança e crenças e mitos do que é “normal” no sexo.

“Partindo dessa subjetividade, fica claro que a qualidade de vida, os hábitos alimentares saudáveis, os exercícios físicos e o cuidado com a imagem pessoal podem contribuir para manter a vida sexual saudável. Juntamente com os cuidados pessoais, o mercado de fármacos vem oferecendo soluções e tratamentos que ajudam a mulher a passar por essa fase da vida”, conta Simone.

Divulgação

Para tanto, existem tratamentos pouco invasivos que são destaque no rejuvenescimento íntimo feminino: 

Clareamento íntimo: Esse tratamento diminui a pigmentação escura da pele na região íntima com a aplicação de diversos ácidos, que geram a despigmentação da pele e estimulam a produção de colágeno na área íntima. Trata-se de um procedimento indolor, com no máximo dez sessões, variando de acordo com a pele da paciente.

Laser íntimo de CO2: Tratamento indolor que estimula a produção de colágeno no canal interno da vagina e nos grandes lábios vaginais. O laser íntimo libera energia e calor na região, estimulando o colágeno e a elastina (rejuvenescimento íntimo), melhorando a flacidez, espessura da mucosa e fluxo sanguíneo, o que ajuda a produzir maior lubrificação para região. Tornando o ato sexual mais prazerosa.

 Laser endovaginal de Érbiun: Melhorar a lubrificação vaginal por meio da renovação da pele da mucosa, além de melhorar o tônus da parede da bexiga, levando a uma melhora concomitantemente do ressecamento vaginal e da incontinência urinária.

Radiofrequência íntima: Tratamento utilizado no combate à flacidez dos grandes lábios e do canal vaginal estimulando a produção de colágeno e garantindo mais lubrificação da região íntima. Também é indicado para incontinência urinária leve; ressecamento da pele; flacidez; r rejuvenescimento íntimo.

Preenchimento íntimo: Aumenta e reconstrói os lábios vaginais, corrige problemas como deformidades e reduz o tônus muscular gerado pelo envelhecimento. Esse preenchimento é biocompatível com o organismo e não provoca rejeição. No procedimento, o ácido hialurônico é injetado na parte externa dos grandes lábios aumentando assim o volume vaginal e protegendo a pele contra agentes externos (como sujeira), além de manter a pele hidratada.

Estimuladores de colágeno: O colágeno é uma proteína que as fibras da pele firme. Com o passar do tempo, a sua produção é reduzida e os lábios vaginais perde o volume, ficando enrugado. Os estimuladores de colágeno combatem o problema e estimulam a produção de colágeno, melhorando a flacidez da região. 

“O mercado de fármacos para o rejuvenescimento íntimo é bastante promissor. Nos últimos anos, surgiram tratamentos modernos que podem ser associados a tantos outros procedimentos, que faz a dermatologia da maturidade um caminho promissor para dar um upgrade na qualidade de vida sexual de muitas mulheres”, finaliza Simone Neri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *