Todos os meses, as cólicas menstruais causam um certo desconforto e algumas vezes podem acabar interferindo no dia a dia de algumas mulheres. A cólica menstrual ou dismenorreia vem junto com a menstruação e é sentida na região localizada abaixo do ventre.
Contudo, além de alguns medicamentos específicos, a amastrubração também ajuda a aliviar as cólicas menstruais. É o que aponta um estudo chamado Menstrubation (em inglês menstruação + masturbação), que aponta que 90% das participantes recomendariam a masturbação e o orgasmo como fatores que aliviam as dores.
Durante o estudo, 500 mulheres foram acompanhadas por um período de 3 meses. O resultado afirmou que em uma escala de dor pós-masturbação em que o máximo de dor é 10, a média de dor caiu de 6,7 para 5,4.
A diminuição da dor acontece por conta do aumento de circulação sanguínea na região e dos hormônios liberados durante esses comportamentos sexuais, no qual durante a excitação nosso corpo libera endorfina e dopamina, e quando atinge o orgasmo libera também ocitocina.
No entanto, alguns especialistas afirmam que não é a dor que diminui, mas sim a sensação da dor, e algumas mulheres devem ficar atentas ao usar essa técnica para alívio da cólica menstrual, já que a ocitocina liberada também causa contrações uterinas. Quem sofre de endometriose e outras doenças que causam dor pélvica crônica, devem ter cuidado.
Além do orgasmo, técnicas como compressas de água morna, exercícios, relaxamento, podem ajudar no alívio das dores menstruais. O que não invalida a procura de um especialista para um tratamento mais eficaz do problema.
CONTINUE LENDO →