Todos os meses ela aparece. Durante o ciclo menstrual, a maioria das mulheres sofre com as cólicas menstruais que podem surgir em diferentes “níveis” de intensidade, comprometendo até a qualidade de vida de quem as sente. 

A cólica menstrual ou dismenorreia vem junto com a menstruação e é sentida na região localizada abaixo do ventre. A dor é causada pela produção de prostaglandinas, substâncias que promovem a contração do útero. Em alguns casos, em que a dor é mais intensa sendo necessário até o uso de medicamentos, observa-se uma maior produção dessas substâncias. 

Além da dor na região do ventre, a cólica menstrual pode vir acompanhada de sintomas como náuseas, febre, dor nas mamas, dor de cabeça, enjoo, diarreia e outros. 

Felizmente, algumas dicas podem ajudar a aliviar essa dor. Confira. 

1. Compressas de água morna 

Essa é uma das técnicas mais usadas para aliviar a cólica menstrual e relaxar os músculos da região abdominal. O calor provoca uma vasodilatação ativando o fluxo sanguíneo e inibindo os efeitos das prostaglandinas, além de ativar as endorfinas que amenizam as dores. 

Pode ser usado um pano com água quente ou bolsas de borracha. É necessário deixá-lo no local de 10 a 15 minutos. É possível também aliviar as dores com água quente do chuiveiro sobre o abdômen ou na lombar. 

2. Chás

Diversos chás ajudam no alívio da cólica menstrual. Ingredientes como camomila, erva-doce, hortelã, lavanda, agoniada, alecrim, algodoeiro, hortelã, dong quai, gengibre, valeriana são plantas que possuem efeito analgésico, relaxante, calmante e anti-inflamatório. 

3. Escaldar os pés 

O calor nos pés, assim como a ideia de calor no ventre, também alivia as cólicas. Ainda é possível adicionar óleo essencial ou erva aromática na água.

4. Exercícios

Fazer alguns exercícios também pode ajudar no alívio das dores. Deitar de barriga pra cima e elevar os joelhos ao peito, ou juntar os pés e puxá-los mais próximo dos glúteos, com as pernas para fora, são exercícios simples que ajudam a liberar endorfina e melhoram as dores e o humor. 

5. Massagens

A Massagem do Tecido Conjuntivo (MTC) é uma alternativa terapêutica muito eficaz no alívio das cólicas menstruais. Pode ser feita na região do abdômen, um pouco abaixo do umbigo, e na região lombar de fora para dentro. Use o dedo polegar e faça movimentos circulares por cerca de 10 minutos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *