Algumas mulheres já devem ter passado por isso, e perceberam que sentem um tesão a mais durante o período menstrual. Sem contar que nos achamos bem mais atraentes e sensuais. Todas essas sensações são provocadas pelo estrógeno, testosterona e a progesterona – hormônios do ciclo menstrual.

Durante a menstruação

Se você sente mais tesão quando está naqueles dias, você não está sozinha! Em diversas mulheres ocorre o mesmo porque o estrógeno, a testosterona (hormônio responsável pelo desejo sexual) e a ocitocina estarão mais elevados. Como resultado, a mulher sente um desejo bem mais intenso e o corpo fica mais sensível, com os sentidos mais aguçados.

Como o clitóris também fica mais sensível por conta do aumento da circulação pélvica, durante a semana da menstruação, muitas mulheres percebem uma facilidade de atingir o orgasmo neste período.

Para muitas, este período pode ser muito bem aproveitado, já que o sangue é considerado por diversas mulheres como uma espécie de lubrificante natural. De toda forma, o uso do preservativo continua sendo indispensável.

Logo que a menstruação se encerra, os níveis de testosterona continuam subindo e o organismo se prepara para a ovulação. As mulheres ainda estão mais dispostas para as relações sexuais.

Ovulação

No período da ovulação, os níveis de testosterona e estrógeno diminuem e o da progesterona (responsável pelo aumento da libido) se elevam. Mesmo que a lubrificação esteja bem maior nesta fase, já que o sistema reprodutor vai sendo estimulado, a receptividade sexual da mulher vai diminuindo.

Inclusive, pode ser que algumas mulheres sintam uma falta de energia durante essa fase, isso porque o corpo quer proteger os óvulos que são liberados, e prefere evitar riscos.  Logo em seguida aparecem os sintomas da TPM, e o corpo se prepara novamente para o início do ciclo menstrual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *