O que era para ser apenas mais uma gravação criativa virou um susto para Luma Coutinho, influencer do Amapá. Ao participar de uma trend viral nas redes sociais, na qual se transformava em Cleópatra usando uma lente artística, ela acabou desenvolvendo uma grave hemorragia ocular. O motivo: a lente de contato estava vencida.
“Na correria das gravações, eu não calculei a data de validade. Sempre tive cuidado com armazenamento e higienização, mas, dessa vez, falhei”, desabafou Luma, em entrevista ao G1. O produto, que deveria ter sido descartado após um ano de aberto, foi usado sem a checagem necessária.
Embora não tenha sentido qualquer desconforto no momento do uso, os sinais apareceram logo na manhã seguinte. “Acordei com o olho esquerdo muito vermelho e latejando bastante”, contou. A princípio, ela pensou se tratar de uma simples conjuntivite, mas, ao buscar atendimento médico, a realidade se mostrou mais grave: hemorragia ocular com inflamação, além da presença de cristais na retina.
Dois especialistas confirmaram o diagnóstico e recomendaram uma série de cuidados rigorosos. Luma agora precisa suspender o uso de lentes de contato por tempo indeterminado, evitar qualquer tipo de maquiagem, fazer compressas de água gelada, além de seguir um tratamento com três tipos de colírios e medicamentos via oral para dor. “Também estou proibida de fazer esforço físico, para não agravar ainda mais a situação”, revelou.
A influencer fez questão de transformar a experiência em um alerta para seus seguidores. “Sempre verifiquem a validade das lentes, façam a higienização correta das mãos ao manuseá-las e jamais durmam com elas ou entrem na água — seja no chuveiro, piscina ou rios. Pode ser extremamente perigoso e comprometer a visão”, alertou.
Apesar do susto, Luma se recupera bem e reforça a importância do autocuidado. “Nunca tinha passado por nada parecido, sempre usei esse tipo de lente sem problemas. Serve de lição: a saúde dos olhos deve ser prioridade absoluta”.
CONTINUE LENDO →