No mundo de constante exposição aos meios de comunicação, principalmente por meio das mídias sociais, a busca por correções no nariz é uma tendência crescente, e dois procedimentos frequentemente discutidos são a rinomodelação e a rinoplastia. Embora ambos visem aprimorar a estética nasal, suas diferenças fundamentais podem influenciar a escolha entre eles. Dr. Jamisson Melo, otorrinolaringologista e médico especialista em rinoplastia, explica sobre como diferenciar esses procedimentos e quando cada um é mais apropriado.

Rinomodelação

De acordo com o Dr. Jamisson Melo, a rinomodelação é um procedimento não cirúrgico que utiliza preenchedores dérmicos para remodelar e corrigir imperfeições estéticas no nariz. É indicado para quem busca ajustes mais suaves, como correção de pequenas irregularidades no contorno nasal. “A rinomodelação é realizada no consultório, o procedimento é minimamente invasivo e sob anestesia local ou tópica. Os resultados são temporários, geralmente durando de meses a alguns anos”, explica o especialista. É um procedimento indicado para alguns casos específicos, não sendo recomendado para pacientes de pele grossa.

Rinoplastia

Quanto à rinoplastia, Dr. Jamisson esclarece que é um procedimento cirúrgico que envolve a modificação estrutural do nariz para atingir resultados mais significativos e permanentes, indicado para qualquer paciente que queira um resultado definitivo no nariz, tendo uma previsibilidade de resultado, pois o cirurgião consegue fazer uma simulação cirúrgica onde discute os detalhes do procedimento com o paciente e consegue ter métricas para a programação da cirurgia. “A rinoplastia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, e requer um período de recuperação de uma semana. É o procedimento de eleição para realizar no nariz”. 

De acordo com o Dr. Jamisson, os procedimentos se diferenciam nos seguintes aspectos:

Rinomodelação:

–       Ideal para ajustes leves e temporários;

–       Indicada para correção de pequenas imperfeições estéticas;

–       Procura por uma opção menos invasiva e com recuperação rápida.

–       Pode ser utilizada como teste para se ter uma noção de como pode ficar a rinoplastia

–       Pode ser indicada para pacientes que não apresentam condições clínicas de saúde para ser submetido a uma rinoplastia (cirurgia), como paciente muito idoso ou com problemas graves de saúde.

Rinoplastia:

–       Recomendada para modificações estruturais significativas;

–       Indicada para quem busca resultados permanentes e substanciais;

–       Pode ser associada com a correção do desvio de septo (septoplastia) nesse caso, é realizado o tratamento funcional e estético simultaneamente

–       Procedimento de eleição

“A decisão entre rinomodelação e rinoplastia deve ser cuidadosamente considerada e discutida com um cirurgião qualificado. A avaliação profissional é crucial para determinar qual procedimento é mais adequado, levando em conta as metas estéticas do paciente e as características específicas de seu nariz. Em última análise, a escolha entre rinomodelação e rinoplastia dependerá das preferências individuais, condições clínicas de saúde do paciente e do equilíbrio entre resultados temporários e permanentes”, conclui o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *