Se o calor deste verão está desafiador para qualquer um, imagine para as gestantes? Seja qual for o estágio da gravidez, o tempo quente com certeza intensifica as dificuldades de cada etapa. Pensando nisso, a Natalia Barros, Nutricionista Mestre em Ciências, sintetizou 5 orientações-chave para facilitar a vida das mamães na estação mais quente do ano.

1. Hidratação Constante:

“Durante a gestação, a necessidade de líquidos aumenta, e em dias quentes, essa demanda é ainda mais pronunciada devido à transpiração aumentada”, explica Natalia, continuando: “Priorize a água como principal fonte de hidratação e mantenha uma garrafa à mão”, recomenda. Além disso, a nutricionista sugere incluir na dieta frutas com alto teor de água, como melancia, melão e morangos.

2. Refeições Leves e Fracionadas:

Natalia indica optar por refeições leves e fracionadas ao longo do dia. “Isso ajuda a evitar desconfortos digestivos, tão comuns durante a gestação, e fornece um fluxo constante de nutrientes essenciais”, explica. Em sua lista de indicações estão: saladas frescas, sanduíches com proteínas magras e lanches saudáveis.

3. Inclua Alimentos Refrescantes:

Adicionar alimentos conhecidos por suas propriedades refrescantes é um truque que a nutricionista indica: “O pepino, por exemplo, é composto principalmente por água e tem um sabor refrescante. Hortelã e menta também podem ser adicionadas a saladas, sucos ou chás, proporcionando uma sensação de frescor”, sugere.

4. Evite Alimentos Crus e Mal-cozidos:

Alimentos bem cozidos são prioritários no cardápio de uma grávida, como enfatiza Natalia: “Evite o consumo de alimentos crus, especialmente durante os dias quentes, quando há maior risco de contaminação. Isso ajuda a reduzir o risco de infecções alimentares, que podem ser mais problemáticas durante a gestação”.

5. Evite Refeições Pesadas:

Refeições pesadas e ricas em gordura podem causar desconforto digestivo em dias quentes. Por isso, Natalia recomenda que as gestantes consumam porções menores e comidas mais leves. “Cozinhar no vapor, grelhar ou preparar pratos frios, como wraps ou sanduíches com ingredientes frescos, são opções que não sobrecarregam o sistema digestivo”, indica a nutricionista.

“Além disso, é fundamental lembrar que cada gestação é única, e as necessidades nutricionais podem variar de uma mulher para outra. Consultar regularmente um profissional de saúde, como um obstetra e um nutricionista, é crucial para garantir que a dieta esteja alinhada com as necessidades específicas da gestante e do bebê em desenvolvimento”, finaliza a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *