Com o verão não temos apenas dias ensolarados e temperaturas elevadas, mas também um aumento preocupante nas infecções do trato urinário (ITU`s), especialmente entre as mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 80 a 85% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. Coli).

O ginecologista Dr. André Vinicius explica que uma das principais razões é a falta de ingestão de líquido na proporção adequada para a temperatura externa, em relação às perdas com a transpiração. “Uma atitude simples que pode ajudar muito além do aumento da ingestão de líquidos, é não prender urina por longos períodos. O fato da bexiga ficar muito tempo sem esvaziamento favorece uma colonização maior de bactérias nessa região – que facilita o surgimento da infecção urinária”, ressalta.

Dr. André dá a seguinte dica: “Multiplique seu peso em kilos pelo número 35 e você vai ter a quantidade de líquido em ml que você deve consumir por dia. Exemplo: peso 75Kg x 35 = 2.626ml (preciso tomar 2,6L por dia).

O médico especialista em suplementação natural Dr. Christian Aguiar afirma que a dieta também pode ajudar no controle da recorrência de infecções. Ele recomenda a ingestão de vitamina C, cranberries e probióticos, que mantêm um equilíbrio saudável de bactérias,  além de fortalecerem o sistema imunológico, deixando o corpo mais resistente para combater as infecções. E sugere evitar o consumo de açúcares simples. Segundo o médico, uma alimentação balanceada, e uma boa suplementação podem melhorar muito a recorrência de ITU`s no verão.

“O aumento da transpiração no verão, se não compensado por uma hidratação adequada, pode levar a uma urina mais concentrada, irritando a bexiga e comprometendo a imunidade no local, propiciando o surgimento de infecções”, ponde Dr. Christian.

Roupas Úmidas: ambientes propícios para bactérias

O ginecologista orienta não permanecer muito tempo com a roupa de banho molhada ou úmida, pois esse ambiente quente e úmido favorece o surgimento de fungos e algumas bactérias. “O ideal é sempre que sair da piscina ou do mar, trocar a parte de baixo do biquini por outro seco ou por uma calcinha de algodão. Além disso, use roupas mais leves e arejadas, isso reduz o risco de desenvolver infecções vaginais que por sua vez estão associadas a infecções urinárias. A uretra (canal por onde sai a urina) é muito próximo da vagina; infecções vaginais podem levar bactérias da vagina para esse canal da uretra, gerando a cistite, que é um tipo de infecção urinária.”, explica Dr. André Vinicius.

Suplementação para combater a infecção urinária

Dr. Christian Aguiar aponta que alguns suplementos podem auxiliar na prevenção de infecções urinárias. O cranberry, por exemplo, contém proantocianidinas que impedem a adesão de bactérias E. coli às paredes do trato urinário, auxiliando na prevenção. Além disso, ele destaca o alho como um bom suplemento, pois aumenta a acidez da urina e possui propriedade antibiótica natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *