As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e levam a óbito cerca de 400 mil pessoas somente no Brasil. O número, que por si só já é extremamente alarmante, ganha uma proporção ainda maior por representar 30% das mortes do mundo. Além disso, tem-se observado uma incidência maior de doenças cardiovasculares e infartos em jovens por causa do estilo de vida.

Mas será que existe alguma diferença entre os infartos em idosos e nos mais jovens? Segundo o cardiologista do Hcor Dr. Jorge Koroishi a principal diferença está na intensidade e na existência de comorbidades anteriores. “Em idosos, devemos levar em conta também outros sintomas, como fadiga progressiva, alteração na frequência dos batimentos cardíacos e tontura”, aponta.

Ainda de acordo com o especialista, pacientes idosos podem apresentar doença em mais de uma artéria coronariana, e a evolução da aterosclerose (formação de placa na parede da artéria) faz o coração dos mais velhos se adaptarem. “O tipo de placa nesses pacientes, normalmente, tem maior quantidade de cálcio, o que acaba gerando uma certa ‘proteção’. Essa calcificação impede que o infarto seja tão intenso”, explica.

Já os pacientes jovens, geralmente, possuem doença coronariana que atinge um único vaso, mas por estarem abaixo dos 45 anos, não procuram atendimento rápido e podem receber o diagnóstico tardio. Esse atraso pode causar insuficiência cardíaca e estimular novos eventos.

“As sequelas para o coração, independentemente da idade, são as mesmas. Ambos os grupos precisam iniciar tratamento adequado e instituir medidas preventivas, além de manter hábitos saudáveis. Pacientes após um infarto precisam de acompanhamento contínuo e periódico e de realização de exames laboratoriais e de imagem cardíaca para otimizar o tratamento dentro das metas estabelecidas”, expõe o Dr. Koroishi.

Os males que acometem o coração começam a surgir por volta dos 30 anos. Porém, pessoas que apresentam histórico familiar ou fatores de risco devem procurar atendimento médico mais cedo. O especialista ressalta que sempre há tempo para mudar hábitos e obter benefícios com a reversão. “A dica mais importante é começar hoje, não amanhã”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *