Chegou o verão e com ele também chegaram os biquínis, as roupas curtas e fresquinhas, as viagens para a praia ou piscina e é justamente nessa época do ano que a insegurança também surge, principalmente para pacientes com lipedema e celulite.
 

Estima-se que uma em cada dez mulheres sofre com o lipedema no mundo e, no Brasil, 5 milhões provavelmente convivem com a condição e não sabem, segundo levantamento da Universidade Paulista (USP). Já a celulite, está presente no dia a dia de 95% das mulheres do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
 

Como saber se tenho lipedema ou celulite?
 

Tanto o lipedema quanto a celulite são bem comuns e podem gerar confusão devido suas aparências no corpo, mas existe uma diferença entre os dois. O lipedema é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura inflamada nos membros inferiores e braços. Também conhecida como a síndrome da gordura dolorosa e está relacionada ao hormônio feminino: estrogênio, por isso, momentos específicos da vida da mulher como puberdade, gestação, uso de anticoncepcionais, tratamentos para engravidar e menopausa tendem a ser gatilhos. Já na celulite o acúmulo de gordura é difuso pelo corpo e não se observa dor ou sensibilidade ao toque da pele.
 

A Dra. Carol Mardegan é cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e explica a diferença técnica entre ambas condições. “O lipedema é uma condição crônica com distribuição desproporcional de gordura da cintura até o tornozelo, enquanto a celulite, o depósito de gordura sob a pele, pode acontecer em qualquer região do corpo”.
 

Segundo a especialista, enquanto o lipedema resulta em dor, hematomas e inchaço e requer um tratamento médico especializado, às vezes até necessita de cirurgia, a celulite não causa dor e o tratamento envolve basicamente questões estéticas.
 

Agora que sei as diferenças, como posso cuidar?
 

“Para ambas as condições, a mudança no estilo de vida, perda de peso, prática de atividade física, evitar o tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são indispensáveis”, explica a Dra Carol, e para o Lipedema ainda devemos estimular uma alimentação anti inflamatória, drenagem linfática e existe a possibilidade de cirurgias como a lipoaspiração.

No calor, as dicas da especialista para o lipedema são:

  • Se hidrate;
  • Evite o álcool e o tabagismo;
  • Dieta balanceada, leve e evite os exageros.
  • Mantenha-se em movimento – Uma partida de vôlei, uma caminhada não fazem mal a ninguém;
  • As meias de compressão são suas melhores amigas – Não esqueça delas!

“O mesmo vale para as celulites, continuar se movimentando, hidratada e comendo comidas leves, são fundamentais. Vale lembrar que evitar o sol é ainda mais necessário caso a paciente esteja em tratamento e para aquelas que querem disfarçá-las, existe o protetor solar com cor, que também é uma ótima opção”, indica a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *