A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um conjunto de sintomas complexos que prejudicam a articulação temporomandibular (ATM) e a musculatura da mastigação. Ainda não há uma causa específica para a DTM, porém certos hábitos, como apertar os dentes e roer unhas, podem aumentar sua probabilidade.

“A DTM abrange uma gama variada de sinais, desde dor facial e dificuldade na abertura da boca até vertigem, zumbido e dor no pescoço e costas. Estes sintomas, por vezes, não parecem ter relação direta com o problema, o que pode dificultar o diagnóstico e prolongar o tratamento. O inchaço na face, travamento ao abrir ou fechar a boca, desconforto na mordida e até surdez momentânea são queixas comuns entre aqueles que enfrentam essa disfunção.” Diz a fisioterapeuta Pércya Bacilla Nery

Existem três tipos principais de DTM: muscular, articular e mista. A DTM muscular é caracterizada pela tensão nos músculos mastigatórios, enquanto a DTM articular envolve problemas na própria articulação temporomandibular, e a mista afeta tanto a musculatura quanto a articulação.

O diagnóstico da DTM exige a avaliação de um profissional de saúde qualificado. Geralmente, envolve um exame detalhado dos sintomas, palpação da articulação e musculatura, além de exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia para confirmação.

Após o diagnóstico, o tratamento busca aliviar os sintomas, já que a DTM não possui cura definitiva. A fisioterapia é uma ótima alternativa já que pode empregar exercícios específicos, massagens direcionadas, aplicação de calor e técnicas de crioterapia para aliviar as dores e melhorar a função da mandíbula.

Em resumo, a DTM é um problema complexo que afeta não apenas a musculatura ou as articulações, mas também a qualidade de vida dos pacientes. Com diagnóstico adequado e tratamento multidisciplinar, incluindo a intervenção de fisioterapeutas especializados, é possível gerenciar os sintomas e proporcionar alívio aos afetados por essa condição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *