Quando falamos em menopausa é muito comum as pessoas associarem aos sintomas mais recorrentes como suor excessivo, onda de calor e ressecamento vaginal, que normalmente começam a se manifestar entre os 45-55 anos da mulher. Em alguns casos, podem aparecer a partir dos 40 anos, o período chamado de perimenopausa, que é a transição até a menopausa. A menopausa é o período que encerra o ciclo reprodutivo da mulher, com o término do ciclo menstrual e redução da produção hormonal, justificando o início desses sintomas.

Segundo o último estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que o país possui aproximadamente 29 milhões de mulheres entre o climatério e a menopausa, totalizando 27,9% da população feminina brasileira. Inclusive, o Censo Demográfico 2022 apontou que a população está envelhecendo mais (média de 65 anos) e as mulheres possuem maior expectativa de vida em relação aos homens.

Esses dados corroboram as pesquisas realizadas pela femtech brasileira Plenapausa com 8 mil mulheres, usuárias da sua plataforma voltada para o público feminino que está passando pela menopausa. “Muitas mulheres chegam até nós sem compreender os sintomas que estão sentindo e buscando recuperar a sua vitalidade. Além de ajudá-las a identificar os sintomas por meio do nosso app, nós também possuímos uma linha de suplementos fitoterápicos naturais que atuam no alívio desses sintomas”, explica Márcia Cunha.

Os sintomas mais comuns relatados incluem: ondas de calor, insônia, ressecamento vaginal, falta de libido e suor excessivo. Porém, há os sintomas incomuns e desconhecidos pela maioria das mulheres, especialmente as que estão vivenciando a fase de transição da perimenopausa-menopausa. Para ajudá-la neste diagnóstico listamos abaixo os 10 sintomas desconhecidos pelas mulheres:

1 – Coceira na pele: comichão na perna que gera uma coceira insuportável nem sempre é associado à menopausa, mas pode ser um dos sintomas incomuns. Isso acontece devido à redução de estrogênio, hormônio que ajuda a lubrificar a pele. Sem ele, a pele fica mais seca e desprotegida, podendo gerar coceira.

2 – Barriga inchada: sensação de inchaço na região abdominal também é sintoma da menopausa. Isso ocorre porque o intestino é muito sensível ao estrogênio e com a diminuição dele, a velocidade de processar os alimentos é prejudicada, deixando a região inchada.

3 – Dor nos seios: muito comum durante a TPM, a dor nos seios também é um dos sintomas incomuns da menopausa. Também chamada de mastalgia, essa sensibilidade ocorre devido às flutuações de estrogênio.

4 – Tontura: esse sintoma costuma ser associado à labirintite pelos médicos, porém pode ser mais um sintoma incomum da menopausa. As mulheres com idade de menopausa que apresentarem esse sintoma, devem procurar um médico para ter a certeza do diagnóstico.

5 – Secura nos olhos: a síndrome do olho seco trata-se de um problema hormonal causado justamente pela diminuição da produção de hormônios.

6 – Zumbido e alterações auditivas: incômodo com sons comuns do dia a dia e maior sensibilidade auditiva também fazem parte dos sintomas incomuns da menopausa, e assim como os demais, possuem ligação com as mudanças hormonais do período.

7 – Formigamentos: a sensação de formigamento pelo corpo, também chamada de parestesia, pode ser mais um sintoma incomum da menopausa. Isso acontece, geralmente nas pernas, pés, braços, mãos e até nas costas, devido a oscilação hormonal.

8 – Suor com cheiro mais forte: esse sintoma está associado aos suores noturnos e ondas de calor, muito comuns na menopausa. Quanto ao odor mais forte, acontece devido às mudanças hormonais, fazendo com o seu desodorante não tenha mais o efeito esperado.

9 – Incontinência urinária: esse sintoma também vem acompanhado de mudança no cheiro da urina, o que causa constrangimento e incômodo para muitas mulheres, porém trata-se de mais um sintoma incomum da menopausa.

10 – Queimação na língua: esse sintoma ocorre quando há queda nos níveis de estrogênio, dando a sensação de boca ardente em muitas mulheres. É mais um sintoma incomum da menopausa e pode ser confundido com diabetes ou deficiência de B12.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *