A vaidade e a ansiedade são características conhecidas dos brasileiros, porém, ao optar por procedimentos cirúrgicos estéticos, é essencial compreender que a decisão de realizar múltiplas intervenções de uma vez só envolve um aspecto importante tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes: a segurança.


A cirurgia plástica combinada – ou ‘em pacote’ – é uma escolha que requer uma análise criteriosa, levando em consideração diversos fatores. De acordo com o especialista Ícaro Samuel, embora a realização de múltiplos procedimentos em uma única cirurgia ofereça vantagens, como passar pelo processo de recuperação de uma vez só e custos mais baixos, especialmente o do ambiente hospitalar, é essencial considerar os riscos associados e as implicações para a saúde.


“Sempre oriento meus pacientes a encaixar os procedimentos em um período de 5 horas, no máximo, 6 horas, porque após esse tempo, os riscos para a saúde aumentam consideravelmente”, alerta o cirurgião.
A principal vantagem de realizar várias cirurgias plásticas simultaneamente é a economia de tempo, uma vez que muitas vezes os pacientes precisam interromper suas rotinas e se prepararem para a cirurgia. No entanto, essa abordagem também traz riscos maiores, como complicações anestésicas e um tempo de recuperação prolongado, além do potencial desconforto pós-operatório.


“É importante salientar que o processo de recuperação será mais desafiador. Não é possível simplificar as coisas, pois o corpo se recupera individualmente de cada procedimento realizado e quando há essa combinação, enfrentar essa fase não vai ser algo fácil”, explica o médico, que é referência no Brasil e no exterior.


O protocolo de segurança pré-operatório também deve ser rigorosamente seguido e considerado na tomada de decisão, incluindo os exames médicos e a preparação pré-cirúrgica com a perda de peso e a adoção de um estilo de vida mais saudável. “Dependendo do estado de saúde do paciente, é possível realizar procedimentos como a colocação de prótese de mama, lipoaspiração, mini abdominoplastia e até ninfoplastia em um período máximo de 6 horas, com uma equipe multidisciplinar. No entanto, isso depende de uma série de fatores, não é possível determinar um número fixo de cirurgias que se aplique a todo mundo”, observa Samuel.


A avaliação médica personalizada é fundamental para determinar se o corpo do paciente está apto a suportar múltiplas intervenções simultâneas. “A decisão de realizar várias cirurgias plásticas de uma só vez deve ser baseada em uma avaliação detalhada, considerando a saúde geral do paciente, as implicações psicológicas e as expectativas realistas quanto aos resultados desejados. É fundamental escolher um cirurgião qualificado, experiente e certificado, evitando profissionais que concordem com procedimentos em excesso, do tipo ‘quanto mais, melhor’”, conclui o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *