A acne é uma das doenças de pele mais comuns e a que mais leva pacientes aos consultórios dermatológicos. De acordo com a Sociedade Brasileira de dermatologia, a acne afeta 56% dos brasileiros. Ela pode ser classificada em relação à gravidade:


Acne grau 1: aquela mais leve;


Acne grau 2: aquela onde se observam os comedões, que são os cravos tanto aberto quanto fechados e algumas espinhas;


Acne grau 3: é uma mais grave, onde se encontram os cravos, as espinhas, mas também lesões mais profundas, mais inflamadas e nodulares.


Acne grau 4: é a acne mais grave, que inclui todos os tipos anteriores, mas também as formações de cistos que podem ter intercomunicações entre eles e formar até fístolas.


Dra. Maria Paula Del Nero explica que acne não é algo que aparece apenas na adolescência, mas pode aparecer em bebês e na idade adulta.


Alterações hormonais são as causas mais frequentes da acne. Os sintomas da acne são desencadeados por oscilações na proporção entre os hormônios sexuais masculinos e femininos. Portanto, a alteração hormonal durante a puberdade é um dos principais desencadeantes da acne, mas também há fatores em outros momentos da vida que podem afetar o equilíbrio hormonal.


Acne em recém-nascidos e bebês


Quando termos como “acne do recém-nascido” ou “acne do bebê” são mencionados, muitas vezes não fica claro a qual doença eles se referem. Aqui é importante distinguir entre acne neonatorum (acne do recém-nascido) e acne infantil. A acne do recém-nascido (ou acne do bebê) ocorre nas primeiras semanas após o nascimento e desaparece sozinha sem precisar de tratamento. Já a acne infantil só se desenvolve a partir do terceiro mês de vida e, em muitos casos, deve ser tratada dermatologicamente.


Acne na adolescência


A acne ocorre em cerca de 85% de todos os jovens entre 12 e 18 anos. Os principais responsáveis por sua manifestação são as mudanças hormonais significativas deste período. Mesmo com sintomas leves, pode ser importante procurar a orientação de um dermatologista para que uma possível deterioração seja neutralizada ou para evitar a disseminação dos sintomas em um estágio inicial. Como os efeitos físicos dos hormônios sexuais masculinos são responsáveis pela acne, ela é muito mais comum em meninos durante a puberdade.


Acne na idade adulta


A acne também pode afetar os adultos, não importa se você tem 25, 30 ou 40 anos. Em muitos casos, a acne da puberdade progride para a acne adulta (acne tardia), mas, em alguns casos, os sintomas aparecem pela primeira vez já na idade adulta. Em contraste com outras fases da vida, na idade adulta há uma maior probabilidade de as mulheres terem acne pela primeira vez, já que elas têm mais oscilações hormonais após a puberdade. A gravidez, a menstruação, a menopausa ou a interrupção no uso do anticoncepcional têm um impacto significativo no equilíbrio hormonal e podem ser um gatilho para esse tipo de acne.


O tratamento é de acordo com a classificação da acne:


Nas acnes mais leves até as moderadas, a indicação é começar pelo tratamento tópico: um sabonete específico para cada tipo de pele. O ideal é que se use também hidratante, mesmo para pele oleosa e o protetor errado pode ser um fator agravante da acne, então uma peça chave fundamental é um protetor solar que seja indicado para cada tipo de pele.


Já naquelas acnes que têm lesões mais inflamatórias, que são mais graves, existe a possibilidade de associar todo o tratamento tópico, que são os de passar, com os tratamentos orais e o uso de lasers em consultório.


Não se deve pensar na acne como uma superficialidade, como uma vaidade. A acne é uma doença que afeta a qualidade de vida, então o diagnóstico precoce faz toda a diferença porque pode reduzir o sofrimento de uma vida e a capaz de devolver a autoestima e muitas vezes a felicidade de uma pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *