As varizes são caracterizadas pela dilatação das veias normais e acometem tanto mulheres quanto homens. É um problema que vai muito além da estética porque se trata de uma doença. A dilatação das veias faz com que o sangue não circule adequadamente dentro delas e, com isso, pode ocorrer uma série de complicações.

Para o cirurgião vascular e membro da SBACV – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Márcio Steinbruch, a saúde deve ter uma atenção maior do que a parte estética. “As varizes podem trazer problemas como tromboflebite, manchas, dor e outros incômodos. Portanto, o alvo principal no tratamento de varizes é a saúde. O estético é importante, também, devemos unir o útil ao agradável”, comentou.

O fator principal do desenvolvimento de varizes é a questão genética, se familiares de um indivíduo têm varizes, a pessoa está predisposta a doença. Mas outros fatores também podem levar ao aparecimento de varizes, como sedentarismo, uso de calçados inadequados, uso de anticoncepcionais, longos períodos em pé ou sentado e até mesmo o envelhecimento.

O tratamento depende dos tipos de vasos que estão presentes e vai desde o uso de medicamentos, passando pelas meias elásticas até tratamentos minimamente invasivos, como cirurgias bem superficiais e o uso do laser. A escolha depende de cada caso. “No tratamento da doença varicosa é preciso descartar as veias doentes da circulação. Outras veias que estão normais podem adoecer e, tempos depois, se transformarem em outras varizes. Assim fica claro que as varizes tratadas não voltam, outras que aparecem”, explicou Steinbruch.

A principal forma de prevenção contra as varizes é o acompanhamento de um cirurgião vascular, que pode tratar a doença antes que ela se torne grave. Mas existem outras maneiras que podem ajudar na prevenção, como a utilização de meias de compressão, praticar exercícios físicos, ter uma dieta rica em fibras, elevar as pernas, evitar ficar longos períodos em pé e também movimentar as pernas enquanto estiver sentado, caso seja por muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *