Ao menor sinal de coceira ou ardor na região íntima, muitas mulheres sentem a tentação de correr para a drogaria e comprar uma pomadinha que é vendida livremente – e vem acompanhada por comprimidinhos mágicos. Essa atitude pode não apenas mascarar uma doença que precisa de tratamento com antibióticos ou antifúgicos como também tornar a patologia mais resistente ao tratamento, perduranto por mais tempo e se tornando recorrente. “Candidíase e vaginose bacteriana têm sintomas parecidos e apenas o ginecologista consegue indicar o tratamento correto. Além disso, existem casos como infecção urinária e as IST´s – Infeções Sexuais Não-Transmissíveis, que podem se agravar e contaminar parceiros”, alerta Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista.

É candidíase, vaginose bacteriana ou infecção urinária?

Dentre as patologias mais comuns, estão a candidíase, a vaginose bacteriana e a infecção urinária. SE a imunidade está baixa, pode ser que o fungo Cândida albicans (bactéria causadora da candidíase) ou a bactéria Gardnerella (fungo responsável pela vaginose bacteriana) causem infecções bem incômodas. “A candidíase traz sintomas como coceira, ardência e um corrimento parecido com leite coalhado (que pode ter mais ou menos volume e cores, como branco, amarelado ou até verde, mas não tem cheiro). Já a Gardnerella que pode ser vaginalis ou mobiluncos, tem cheiro forte, corrimento branco-acinzentado, pequenas bolhas na vagina e causa dor na relação sexual”, explica a ginecologista.

Apesar de a descrição dos sintomas parecer diferente, na prática, é difícil para a paciente identificar se está com candidíase ou gardnerella. Por isso, é importante que ela procure imediatamente um ginecologista, aos primeiros sintomas.

Além da candidíase e da vaginose bacteriana, é comum que as mulheres confundam os sintomas das doenças íntimas com os sintomas com infecção urinária. “A candidíase pode causar um desconforto vaginal e dor na hora de urinar. Mas é uma ardência quando começamos a fazer xixi – e a mulher pode achar que está com infecção urinária. Já a dor da infecção urinária é sentida quando estamos terminando de urinar – e essa confusão pode fazer com que as mulheres busquem a automedicação”, diz a médica.

Segundo ela, aí está um grande erro. “A candidíase precisa de tratamento para bactéria; a vaginose, para fungo. A infecção urinária, por sua vez, pode ser causada por alguns tipos de bactérias – e nenhum deles é o mesmo da candidíase. Então, quando a mulher se automedica, ela pode estar ingerindo o medicamento errado, que não fará efeito para a doença que tem e, além disso, deixará o organismo mais resistente”, alerta.

O que a médica aconselha é a busca pelo consultório ginecológico aos primeiros sintomas de um problema. “Todas as doenças citadas precisarão de intervenção médica e, quanto mais rápida ela acontecer, mais rápido também os sintomas desaparecerão. Não se deve esperar – lembrando que a candidíase e a vaginose bacteriana são transmissíveis. Portanto, é preciso se cuidar imediatamente!”, continua.

Como tratar a candidíase de repetição

Dra. Mariana Rosario diz que a candidíase de repetição tem ligação direta com a microbiota intestinal, então, é preciso realizar um tratamento minucioso para que a paciente se livre do problema. “Existe toda uma avaliação do quadro da paciente, já que é preciso entender se precisaremos atuar com probióticos, prebióticos ou simbióticos para que a microbiota se equilibre. Cada vez mais, entendemos a relação entre os organismos que habitam naturalmente o corpo e as doenças que se manifestam a partir do desequilíbrio deles. Tratar a disbiose, paralelamente ao tratamento tradicional, proporcionará a melhora do quadro”, finaliza a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *