Mistura de fatores genéticos e ambientais, como tabagismo por exemplo, podem ser os responsáveis pela menopausa precoce, ou seja, que acontece antes dos 45 anos de idade e de forma espontânea. Há também a menopausa precoce iatrogênica, causada por tratamentos médicos e/ou cirúrgicos como a radioterapia.

Calores intensos – os chamados fogachos, falta de libido, oscilação de humor, cansaço e desânimo são alguns dos sinais que podem aparecer na fase da menopausa, porém, quando ela acontece antes da idade considerada normal, geralmente esses sintomas podem se apresentar de forma mais intensa.

A menopausa precoce pode ser detectada antes mesmo das primeiras sensações relatadas acima. Exames, como dosagem do FSH, são indicados para a verificação do quadro.

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que, neste casos, a reposição hormonal é obrigatória e não uma opção como ocorre na menopausa fisiológica. “Quando a menopausa precoce acontece antes dos 40 anos, a reposição hormonal é mandatória, isso porque a ausência dos hormônios sexuais nessa idade pode levar a sérias consequências para a paciente como a diminuição de expectativa de vida, osteoporose, problemas cardiovasculares, além da piora intensa da qualidade de vida”, detalha Dra. Lorena.

Seguir a cartilha da Medicina de Estilo de Vida é outro caminho fundamental para passar de forma mais amena por essa fase da mulher: atividade física diária, alimentação rica em nutrientes e equilibrada, não abusar de bebidas alcoólica e não fumar – juntamente com a reposição hormonal – fazem toda a diferença na qualidade de vida da mulher que está na menopausa, seja ela a menopausa precoce ou a fisiológica”, destaca a endocrinologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *