Já reparou que no inverno costumamos sentir mais fome? Isso acontece porque quando está frio nosso corpo precisa trabalhar mais para manter a sua temperatura ideal, o que requer mais energia, que por sua vez, é retirada dos alimentos que consumimos. Além disso, o frio pode estimular a liberação de hormônios como a grelina e o cortisol, que aumentam o apetite. Mas é possível se alimentar bem e saudável mesmo nessa época do ano. 

“Nessa estação é orientado aumentar a ingestão de proteínas para fortalecer o sistema imunológico e promover o auxílio na recuperação de doenças respiratórias comuns do período, como resfriados e gripes”, explica Fernanda Lopes, nutricionista. Ela também ressalta que “é possível obter fontes proteicas com escolhas saudáveis, como carnes bovinas e de aves magras, ovos, laticínios, leguminosas, tofu e produtos à base de soja.

Alimentação saudável no inverno: o que comer nas principais refeições?

O café da manhã deve ser uma refeição rica em carboidratos complexos, frutas e legumes. Esses alimentos fornecem energia de longa duração e ajudam a manter o nível de açúcar no sangue estável. O café da manhã também deve incluir proteínas, como ovo, iogurte ou leite. As proteínas ajudam a construir e reparar músculos e também fornecem saciedade.

Para o almoço, o ideal é uma refeição balanceada que inclua carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas. Uma boa opção é uma salada de grãos e vegetais assados, e a proteína pode vir do frango, peixe ou tofu.

No jantar, escolha preferencialmente uma refeição leve que não sobrecarregue o estômago antes do sono, como uma sopa de legumes com frango. As sopas são ricas em nutrientes e relativamente baixas em calorias. Elas também são uma boa fonte de água, o que ajuda a manter o corpo hidratado. “É fundamental ressaltar que, durante o inverno, se manter hidratado continua sendo essencial. É importante garantir a ingestão de água para o funcionamento adequado do organismo” conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *