A candidíase recorrente, também conhecida como corrimento de repetição, é caracterizada por diagnósticos de infecção pelo fungo Candida sp. diversas vezes no período de um ano. 

Segundo o Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, a infecção pode acometer homens e mulheres, mas as queixas geralmente são trazidas por elas ao médico ginecologista, com sintomas que incluem vermelhidão na região genital, coceira, corrimento branco e dor ao urinar e durante a relação sexual.

Diagnóstico e tratamento 

“A candidíase de repetição é mais comum quando o sistema imunológico está fragilizado ou se um episódio anterior não foi tratado corretamente. Por este motivo, manter uma rotina saudável e seguir corretamente as orientações médicas em caso de infecção são muito importantes”, explica o Dr. Alexandre.

O diagnóstico da candidíase de repetição é iniciado em consultório, com base nas queixas da paciente, e confirmado pela análise de secreções da região genital, que apontarão a infecção pelo fungo Candida sp. A coleta para este exame já é realizada no próprio consultório de alguns médicos ginecologistas, que realizam o encaminhamento ao laboratório, sem que a paciente tenha que se deslocar a um laboratório para isso.

Em caso de confirmação do diagnóstico, o médico orientará a paciente a tomar o antifúngico indicado de acordo com o resultado de seu exame. A candidíase pode ser causada por diferentes fungos. Os mais comuns são: Candida albicans, Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis ou Candida parapsilosis

Outros exames poderão ser solicitados para complementar o diagnóstico e evitar a recidiva da doença. A deficiência de ferro ou o diabetes, por exemplo, detectados em exames simples de sangue, são condições que, sem tratamento, poderão predispor a novas infecções.  

Como alguns tipos de cândida são sexualmente transmissíveis, é importante envolver o parceiro na pesquisa e tratamento. 

Principais causas 

Segundo o Dr. Alexandre, além da baixa imunidade e infecções anteriores que não foram tratadas corretamente, outros fatores podem colaborar para o aparecimento da candidíase de repetição. Confira:  

  • Excesso de estresse
  • Diabetes descompensada
  • Alimentação rica em açúcar
  • Higienização íntima inadequada
  • Uso recorrente de antibióticos
  • Uso excessivo de roupas de tecido sintético ou muito justas

Prevenção

Além de ficar atenta aos sintomas e procurar ajuda médica assim que os primeiros sinais aparecerem, algumas medidas podem ser tomadas para prevenir o problema. 

Consumir alimentos probióticos, como iogurte, auxiliam a reconstituição da microbiota genital, aumentando a concentração de microrganismos que mantém a saúde da região. Também é importante reduzir o consumo de doces, pois o açúcar favorece o crescimento do fungo.

“Outras medidas preventivas são manter a higiene íntima adequada, utilizando produtos adequados ou apenas água e sabonete neutro, sem lavar excessivamente, e secar bem antes de se vestir, e dar preferência a tecidos de algodão e roupas confortáveis. A prática de atividade física regular também é muito importante”, finaliza. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *