O sal de cozinha é um condimento composto por sódio e cloro (NaCl – cloreto de sódio) que apesar de ser importante para o nosso organismo, pode se tornar prejudicial e causar vários danos à saúde se for consumido em excesso. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo ideal por dia é de no máximo 5 gramas para um adulto, no entanto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria dos brasileiros consome em média 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado, aumentando as chances do surgimento de várias doenças.

Responsável pela regulação da pressão arterial e pelo controle do volume dos líquidos no nosso corpo, o sódio é essencial para a sobrevivência do organismo, entretanto, o seu consumo em grandes quantidades está diretamente ligado aos casos de hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta. Isso ocorre porque quando ele chega na corrente sanguínea, há uma grande alteração no equilíbrio internos dos líquidos, sobrecarregando o coração e consequentemente o aumento da pressão arterial.

Segundo Jussara Maria, professora do curso de Nutrição, apesar do sal ser um tempero primordial aos alimentos, o consumo excessivo pode levar a vários outros problemas de saúde além da hipertensão, que é o mais conhecido, como por exemplo, o acidente vascular cerebral (AVC), infartos, insuficiência cardíaca, renal, problemas na retina, dentre outros. “Para que possamos reduzir o seu consumo e evitar esses problemas, é possível substituí-lo no preparo das refeições diárias por ingredientes como as ervas ou especiarias como curry, gengibre, folha de louro, pimenta, salsinha e cebola, assim como também o suco de limão”, indica.

A nutricionista ainda ressalta a importância de evitar alimentos industrializados. “Esses alimentos são ricos em sódio como por exemplo os enlatados, molhos prontos e carnes processadas. As comidas congeladas são um exemplo, com cerca de 1,700mg de sódio por porção em sua composição. Macarrões e sopas instantâneas possuem cerca de 70% de sódio e os tão queridos e utilizados temperos prontos contêm em média 1,645 mg em apenas uma colher de chá”, finaliza Jussara Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *