Quem procura um cirurgião plástico, geralmente tem uma expectativa alta em relação ao resultado. Não importa se o procedimento é corretivo ou apenas estético: a ideia é sair satisfeito com a própria aparência.

No entanto, para que o resultado seja adequado, é essencial que o paciente siga à risca as recomendações e orientações do cirurgião plástico no pós-operatório. Dra. Tatiana Moura, cirurgiã plástica pela SBCP, lista alguns erros comuns que prejudicam o resultado, mas, podem ser evitados:

  1. Achar que o resultado é imediato: “O erro mais comum que vemos é o paciente achar que o resultado vai ser imediato ao procedimento. Sempre orientamos, antes da cirurgia, alinhamos a expectativa e explicamos que pode levar alguns meses até perceber 100% o resultado final”, conta a Dra. Tatiana.
     
  2. Tomar sol: “sempre orientamos evitar a exposição solar, uma vez que a pele pode ficar manchada e a cicatrização pode demorar mais para acontecer. O ideal é aguardar pelo menos 30 dias e usar filtro solar de maior proteção. Se o procedimento for no rosto, essa recomendação é ainda mais intensa”, diz a médica.
  3. Automedicação e conselhos de conhecidos: Dra. Tatiana lembra que cada paciente é único e usar um creme, uma pomada ou procedimento que não tenha sido indicado para si pode ser inclusive perigoso para a saúde.
  4. Usar cintas e sutiãs apertados demais no pós-operatório: “Muita gente acredita que a cinta ou sutiã extremamente apertados são os responsáveis pelo resultado e não é verdade. O acessório apertado vai machucar a pele, prejudicar a cicatrização, além de trazer mais desconforto”, orienta a médica.
  5. Fugir da drenagem linfática: algumas sessões também podem ser demandadas, dependendo de qual foi a cirurgia plástica. “Vai ser dolorido no começo, mas não pode ser deixado de lado. A drenagem vai ajudar o organismo a se recuperar mais rapidamente e a fazer o efeito da cirurgia aparecer antes também.”
  6. Higiene incorreta: outro erro comum é a falta de higiene ou má higienização da cicatriz. É importante ter cuidado principalmente no banho, para evitar a contaminação. Mantenha a cicatriz sempre limpa e seca e, caso tenha sido recomendado, não esqueça de fazer o uso da pomada cicatrizante e do curativo.
  7. Não mudar o estilo de vida: “Não adianta fazer lipoescultura e continuar comendo as mesmas coisas de antes ou não se exercitar. A principal transformação vem da cabeça”, conclui Dra. Tatiana.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *