Nos dias de hoje parece que todo mundo está sempre olhando para uma tela de computador, telefone ou outro dispositivo digital. Isso está diretamente ligado ao aumento de casos de fadiga ocular, que afeta geralmente pessoas com excesso de esforço visual para perto, principalmente usando telas com luz artificial (celulares, computador, tablets…) – ou seja, quase todo mundo, não é?

Dr. Hallim Feres Neto, oftalmologista, explica que quando os olhos se concentram num ponto por muito tempo, são realizados ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter foco, as denominadas microflutuações de acomodação visual, que são realizadas por meio das contrações de um músculo dentro do olho.

“Ao realizar esse esforço contínuo, acontece o estresse das funções oculares e o cansaço. Como resultado, o olho perde a capacidade de promover o foco exato, ocasionando assim os sintomas de fadiga ocular: desconforto, olhos secos, dores de cabeça, visão turva, dor no pescoço e no ombro, espasmos oculares e olhos vermelhos. A fadiga ocular pode piorar com a idade, pois a nossa capacidade de focar para perto piora perto dos 40 anos.” Completa o médico.

Algumas dicas e atitudes simples podem prevenir e amenizar os sintomas comuns da fadiga ocular.

1-Alterne a visão de perto com a de longe com a regra 20-20-20 (a cada 20 minutos pare por 20 segundos e olhe para um objeto a 20 pés ou 6 m de distância);

2-Mantenha o ambiente com a iluminação equilibrada;

3-Use colírios lubrificantes;

4- Evite a incidência direta do ar de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado no rosto;

5-Faça exames oftalmológicos periodicamente

6-Não existe outra maneira de descansar a vista a não ser descansando também o corpo. Se o corpo está cansado por atividade excessiva, falta de sono ou estresse físico ou mental, nenhuma dessas medidas serão úteis.

O oftalmologista reforça que por ser um problema cada vez mais usual, deve-se avaliar se há necessidade de usar óculos, ou realizar algum tratamento. Consultar um especialista é muito importante em casos de desconforto significativo (conjuntivite, dor de cabeça, mas também fadiga geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *