A reposição hormonal feminina é uma ferramenta importante para a promoção da qualidade de vida. Ao longo da adolescência, a chegada do ciclo menstrual pode ser considerada a virada de chave para iniciar processos importantes para a fisiologia das mulheres. Em casos de fluxo menstrual intenso, endometriose, alguns tipos de mioma, TPM severa, enxaqueca relacionada ao ciclo menstrual, a reposição pode ser indicada. 

O médico Dr.Thiago Viana, que tem como foco a medicina esportiva e qualidade de vida, explica que o implante hormonal é mais uma importante forma de reposição hormonal, assim como já existe a oral, em gel e injetável. “A grande vantagem é a comodidade do paciente em permanecer com o hormônio sendo liberado diariamente, durante um período de seis meses. O implante é colocado através de um pequeno corte por debaixo da pele, utilizando anestesia local, e não é necessário retirá-lo durante o período, pois é bioabsorvível,” esclarece.

O implante tem uma melhora importante na qualidade de vida da paciente e, entre os benefícios, estão o ganho de massa muscular, a melhora do humor, diminuição ou até parada do fluxo menstrual e melhora da libido.  

Já na menopausa, Thiago explica que o corpo feminino passa por significativas transformações e a produção de hormônios femininos, como o estrogênio e a  progesterona, sofre uma diminuição considerável. “Os sintomas bem característicos passam a ser percebidos como a interrupção da menstruação e ondas de calor. A reposição hormonal também é uma terapia indicada para amenizar esses sintomas e prevenir doenças.”, explica Viana.

Dependendo da indicação médica, é recomendada a reposição dos hormônios estrogênio, progesterona e testosterona isolados ou de forma combinada. “Tudo depende das condições e necessidades do corpo da mulher, podemos utilizar estes ou até mesmo incluir outros tipos de hormônio como a gestrinona”, pontua o médico. Lembrando que toda reposição deverá ser feita por um médico experiente na área e com conhecimento sobre fisiologia para diminuir o risco de colaterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *