Você sabia que os rins são os principais órgãos responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias que circulam no nosso sangue? E que a maioria dos medicamentos que tomamos passam por eles? Os pontos foram abordados pelo cardiologista e especialista em marca-passo Dr. Roberto Yano.
Segundo ele, por serem responsáveis por essa “limpeza” no sangue, muitas vezes os rins sofrem com os efeitos de algumas substâncias ingeridas. Dentre elas, estão medicamentos que são usados com frequência na medicina. Alguns que podem causar lesões renais se usados de forma indevida.
Por isso, conforme Dr.Yano, é importante termos ciência se algum medicamento que usamos está neste grupo que pode causar danos aos rins. Pensando em esclarecer isso, o médico elaborou uma lista com os seis medicamentos que mais agridem esse órgão. Confira:
1- Antibióticos
“Alguns antibióticos têm metabolização renal. Quando usados em excesso, ou em pacientes com insuficiência renal, elas podem ser e causar lesões no tecido renal. Por isso é importante que essas medicações sejam utilizadas somente com indicação precisa de um médico, evitando assim os riscos da automedicação”, falou.
2- Remédios para Gastrite e Azia
“O uso prolongado de medicamentos, como o Omeprazol, por exemplo, também podem levar a danos nos rins. Houve um grande estudo, com cerca de 170 mil pessoas, que tomavam alguns desses medicamentos e alguns tiveram um declínio da função renal quando os utilizaram em longo prazo. Mas prestem atenção: em alguns casos, esses medicamentos são essenciais para quem tem úlcera, ou refluxo severo. Por isso, repito, só tomem medicamentos mediante orientação médica”, disse.
3- Contraste iodado
“Sabe aquele contraste de exame radiológico? Usados, por exemplo, na tomografia? Importante para destacar áreas do corpo que estão sendo examinadas? Elas também quando usadas indevidamente, podem levar a problemas renais. Sendo assim, os pacientes com insuficiência renal devem evitar ao máximo o uso de contraste em exames radiológicos”, alertou.
4- Antipsicóticos
“Principalmente os chamados de antipsicóticos atípicos, podem causar lesões nos rins, sobretudo quando utilizado de forma exagerada, acima das doses normais. Um estudo de 2014, com mais de 200 mil pessoas com idades acima dos 64 anos, mostrou que quem toma medicamentos como a Quetiapina, por exemplo, tiveram risco maior de ter lesão renal, quando comparados a pessoas que não usaram esse medicamento”, falou.
5- Laxantes
“O uso exagerado de laxantes leva a perda de sais minerais e por isso podem também causar lesões renais. Para algumas pessoas laxantes podem ser seguros, mas para quem já possui um mal funcionamento dos rins, ou os idosos, devem evitar uso de laxantes por períodos prolongados. Canso de ver pacientes exagerando no uso desse tipo de remédio, e sem orientação médica, e depois sofrendo com o uso indevido desse tipo de medicamento”, lamentou.
6- Anti-inflamatórios
“Pensou em medicamentos que fazem mal aos rins, esse grupo vem em primeiro lugar. Esses são os que mais afetam esse órgão. Os anti-inflamatórios possuem risco aumentado de causar falência renal aguda e crônica também. Pacientes que fazem uso desses medicamentos por tempo prolongado podem evoluir até para insuficiência renal terminal, tendo que se submeter no final à diálise por conta desses danos irreversíveis aos rins”, finalizou.
Os seis medicamentos que mais prejudicam os seus rins
A tendência das sobrancelhas invisíveis que está dominando a moda
De vez em quando, a beleza e a moda encontram um ponto de convergência perfeito, aquele instante em que a estética das passarelas se infiltra no dia a dia e…

Metanol em bebidas: riscos, direitos e responsabilidades de consumidores e fornecedores
São Paulo registrou duas mortes causadas por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. O caso acendeu a preocupação sobre a segurança dos consumidores e a responsabilidade dos estabelecimentos. Para o…

Enem 2025: 7 dicas para conquistar a nota mil na redação
Entre todas as etapas do Enem, nenhuma mobiliza tanto a atenção quanto a redação. É o momento em que milhões de brasileiros aguardam, no domingo da prova, para descobrir o…

Mulher com duas vaginas coloca absorvente usado à venda
Aos 27 anos, a britânica Annie Charlotte surpreendeu ao anunciar que colocaria à venda um absorvente interno usado pelo valor de 5 mil libras (aproximadamente R$ 35 mil). Annie, que…

Você sabia que pode estar casada e nem sabe?
Muita gente acredita que só está “casado” quem fez cerimônia no cartório ou na igreja. Mas no Brasil, isso não é bem assim. A Justiça pode reconhecer que duas pessoas…

3 sabotadores vibracionais que mantêm mulheres na escassez
Meditação, orações, afirmações positivas e até práticas energéticas como visualizações guiadas, acender velas e escrever cheques de abundância. Mesmo com todo esse repertório, muitas mulheres seguem enfrentando limitações financeiras. Segundo…

3 formas de usar a IA para alavancar as vendas da sua empresa
Gestores de vendas e profissionais da área comercial demandam ferramentas de captação que otimizem seus processos. Assim como em tantos outros setores, a inteligência artificial chegou para transformar a forma…

Como diferenciar o álcool comum do metanol? Saiba o que acontece no corpo
A primeira coisa a entender é que quando falamos de bebida alcoólica, estamos falando do etanol, que é o álcool presente na cerveja, no vinho e nas bebidas destiladas. “O…

Paracetamol na gravidez causa autismo em crianças?
O uso de paracetamol na gravidez se tornou tema de debates por uma suposta associação com o transtorno do espectro autista (TEA) — que afeta cerca de uma em cada…

Ozempic, Wegovy e Mounjaro: Existe uma melhor opção?
A popularização de medicamentos Ozempic, Wegovy e Mounjaro — e mais recentemente, o lançamento do Olire —, reacendeu o debate sobre o uso dessas substâncias originalmente desenvolvidas para o tratamento…

5 dicas para elevar o prazer
O prazer não precisa de uma data especial para acontecer. Ele faz parte da saúde física, mental e emocional, e pode ser cultivado todos os dias — sozinha ou acompanhada.…

Carne, frango, peixe ou brócolis? Saiba como bater a meta diária de proteína
Quando o assunto é proteína, as dúvidas são diversas: quanto consumir por dia? Qual é a porção ideal? Será que um bife entrega mais proteína do que um punhado de…

Quando a química esfria: sinais de que ele pode estar se afastando
Nem sempre o fim de um relacionamento é marcado por uma conversa aberta. Muitas vezes, o afastamento acontece de forma silenciosa: menos carinho, diálogos raros e até mesmo indiferença diante…

Reposição hormonal dá câncer?
Mulheres nascidas entre meados dos anos 1950 e início dos anos 1970, foram diretamente impactadas pelo estudo Women’s Health Initiative (WHI), que associou o uso da reposição hormonal ao aumento…

Primeiros socorros que todo pai e mãe deveriam saber
Quando o assunto é cuidar dos filhos, todo detalhe faz diferença. Acidentes domésticos são comuns na infância — quedas, cortes, engasgos, febres repentinas — e podem gerar pânico em quem…

Como se prevenir da trombose? Conheça cinco caminhos
A trombose, condição caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos que podem obstruir vasos e impedir a passagem do sangue, é uma doença séria e que exige atenção. No mês dedicado…

Adolescente de 14 anos é diagnosticada com câncer raro da vagina
Um caso complexo envolvendo uma adolescente diagnosticada com carcinoma de células claras da vagina (um tipo de câncer geralmente encontrado em mulheres após a menopausa) reacende a discussão sobre a…

Candidíase infantil: o que os pais precisam saber (mas quase ninguém conta)
A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que está naturalmente presente no organismo, mas pode se multiplicar em excesso quando há desequilíbrios. Em crianças,…

Sofre com síndrome do intestino irritável? Saiba como aliviar os sintomas
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional do sistema digestivo que provoca sintomas como dor abdominal, inchaço, gases, diarreia e/ou constipação. Apesar de não ter cura definitiva,…

Uso excessivo de descongestionante nasal pode aumentar risco de infarto
Com o aumento de dias mais secos, o uso de descongestionantes nasais se torna comum entre pessoas que sofrem com rinite, sinusite ou simplesmente querem aliviar aquela sensação de nariz…

1 Comentário
E muito importante saber dessas informações,pois eu já fiz várias cirurgias e precisei tomar tos esses medicamentos.
Agora já sei o porquê q tenho dor nos rins.