Nesse período de começo de férias é muito comum ver as pessoas praticando exercícios e esportes na praia para não ficar 100% “off”. Mas, existem alguns cuidados importantes antes de se aventurar em atividades ao ar livre. Para começar a correr na praia, por exemplo, a fisioterapeuta Raquel Silvério orienta que nos primeiros dias, a corrida aconteça mais próximo da água, onde a areia é mais dura, mas tendo atenção para a inclinação do terreno. Quanto mais plano for, melhor.

“Fazer exercícios na areia fofa acaba exigindo um pouco mais de esforço para tirar o pé da areia e conseguir manter o ritmo, por conta disso, só vale para aqueles que possuem um bom condicionamento físico e mesmo assim, com cautela, já que mesmo para os mais treinados, pode acontecer algum tipo de torção ou a famosa dor aguda na parte lateral do abdômen, mais conhecida popularmente como a dor de burro”, explica a fisioterapeuta.

Já os mais sedentários, devem começar caminhando e aos poucos aumentando o ritmo e fazendo a corrida estilo trote, intercalando corrida e caminhada até que o corpo se acostume. “Vale destacar que correr na areia traz inúmeros benefícios, mas que os limites do corpo sempre devem ser respeitados” – pontua.

Com relação aos benefícios, Raqauel Silvério destaca alguns deles:

Emagrecer porque a cada hora perde-se cerca de 500 calorias;

Engrossar as pernas, especialmente quando a corrida é feita na areia fofa;

Combater a celulite das coxas e glúteos porque exige muito desta musculatura;

Melhorar o equilíbrio e a percepção do próprio corpo, com menor sobrecarga nas articulações;

“Correr na areia fofa aumenta muito na resistência e o gasto energético, para aqueles que já são corredores experientes, a busca por diferentes terrenos aumento o desafio, já a prática na areia mais firme ou no asfalto não possuem muita diferença”, comenta Silvério.

Mas nem tudo são flores não é mesmo? A fisioterapeuta comenta que existem alguns cuidados bem importantes que precisam estar na rotina de quem prática corrida na areia, os melhores horários são no início da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas e se possível, use um bom tênis de corrida que absorva o impacto e claro não esquecer do protetor solar.

Como última dica, o especialista sugere que a pessoa acompanhe o comportamento do coração, criando um condicionamento físico e uma rotina, sem exageros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *