Um estudo com mais de 26.000 mulheres de meia-idade do Reino Unido revela que aquelas com uma dieta vegetariana tinham um risco 33% maior de fratura de quadril em comparação com as carnívoras regulares.

A pesquisa da Universidade de Leeds, publicada na revista BMC Medicine, investigou o risco de fratura de quadril em comedores ocasionais de carne; pescetarianismo, pessoas que comem peixe, mas não carne; e vegetarianos em comparação com os carnívoros regulares.

Entre 26.318 mulheres, 822 casos de fratura de quadril foram observados ao longo de aproximadamente 20 anos, o que representou pouco mais de 3% da população da amostra. Após o ajuste para fatores como tabagismo e idade, os vegetarianos foram o único grupo de dieta com risco elevado de fratura de quadril.

Este estudo é um dos poucos para comparar o risco de fratura de quadril em vegetarianos e carnívoros, onde a ocorrência de fratura foi confirmada a partir de registros hospitalares. Os cientistas enfatizam a necessidade de mais pesquisas sobre as causas exatas de por que os vegetarianos correm maior risco.

Dietas vegetarianas podem ser “saudáveis ​​ou não saudáveis”

O autor principal do estudo, James Webster, pesquisador de doutorado da Escola de Ciência Alimentar e Nutrição de Leeds, afirmou que o estudo destaca possíveis preocupações em relação ao risco de fratura de quadril em mulheres que têm uma dieta vegetariana. “As dietas vegetarianas podem variar muito de pessoa para pessoa e podem ser saudáveis ​​ou não, assim como as dietas que incluem produtos de origem animal”.
 

O pesquisador ainda enfatiza que “é preocupante que as dietas vegetarianas geralmente tenham menor ingestão de nutrientes relacionados à saúde óssea e muscular”. Segundo ele, esses tipos de nutrientes geralmente são mais abundantes na carne e outros produtos de origem animal do que em plantas, como proteínas, cálcio e outros micronutrientes. “A baixa ingestão desses nutrientes pode levar a uma menor densidade mineral óssea e massa muscular, o que pode torná-lo mais suscetível ao risco de fratura de quadril”.

Dietas à base de plantas crescendo em popularidade
 

As dietas vegetarianas ganharam popularidade nos últimos anos com uma pesquisa YouGov de 2021, colocando o tamanho da população vegetariana do Reino Unido em aproximadamente 5-7%. Muitas vezes, é percebido como uma opção alimentar mais saudável, com evidências anteriores que mostram que uma dieta vegetariana pode reduzir os riscos de várias doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardíacas e câncer, em comparação com dietas onívoras.
 

Há também um apelo mundial para reduzir o consumo de produtos de origem animal em um esforço para combater as mudanças climáticas. Compreender o risco de fratura de quadril em vegetarianos está se tornando cada vez mais importante para a saúde pública.
 

A coautora do estudo, professora Janet Cade, líder do Grupo de Epidemiologia Nutricional da Escola de Ciência Alimentar e Nutrição de Leeds, disse: “A fratura do quadril é um problema de saúde global com altos custos econômicos que causa perda de independência, reduz a qualidade de vida e aumenta o risco de outros problemas de saúde”. Além disso, ela pontuou que “as dietas à base de plantas têm sido associadas à má saúde óssea, mas faltam evidências sobre as ligações com o risco de fratura de quadril, prazo e o que pode ser feito para mitigar esses riscos.”

A equipe usou dados do UK Women’s Cohort Study para investigar possíveis ligações entre dieta e risco de fratura de quadril. A corte nacional de mulheres de meia-idade foi estabelecida na Universidade de Leeds para explorar as ligações entre dieta e doenças crônicas, abrangendo uma ampla gama de diferentes padrões alimentares. As informações dietéticas foram coletadas por meio de um questionário de frequência alimentar e validadas por meio de um diário alimentar de quatro dias em uma sub amostra de mulheres.

Na época em que foram recrutadas para o estudo de corte, as mulheres tinham idades entre 35 e 69 anos.

Efeito do baixo IMC

A equipe de pesquisa descobriu que o IMC médio entre os vegetarianos era ligeiramente menor do que a média entre os comedores regulares de carne. Pesquisas anteriores mostraram uma ligação entre baixo IMC e alto risco de fratura de quadril.
 

Um IMC mais baixo pode indicar que as pessoas estão abaixo do peso, o que pode significar pior saúde óssea e muscular e maior risco de fratura de quadril. Mais investigações são necessárias para determinar se o baixo IMC é a razão para o maior risco observado em vegetarianos.
 

O co-autor do estudo, dr. Darren Greenwood, bioestatístico da Escola de Medicina de Leeds, comentou que “este estudo é apenas parte do quadro mais amplo da dieta e dos ossos e músculos saudáveis ​​na velhice”.
 

“Mais pesquisas são necessárias para confirmar se pode haver resultados semelhantes em homens, para explorar o papel do peso corporal e para identificar as razões para resultados diferentes em vegetarianos e carnívoros”, apontou ele.

Por Rubens de Fraga Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *