A desidrose é uma doença caracterizada pelo surgimento de pequenas vesículas e bolhas claras com uma área avermelhada na palma das mãos e planta dos pés. Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas lesões podem provocar a sensação de coceira podendo ser dolorosa, se transformando posteriormente em descamações da pele.

Em 70 a 80% dos pacientes, somente as mãos estão envolvidas. Nos casos mais leves, as vesículas podem surgir apenas na face lateral dos dedos das mãos, ocupando uma região bem limitada. 

“Esses sintomas surgem predominantemente nas mãos e nos pés, onde temos maior transpiração. São vesículas contendo líquido que quando agrupadas podem formar bolhas. Os sintomas da disidrose se mantêm de uma a três semanas, podendo levar de semanas a vários meses para aparecer novamente”, disse. 

De acordo com a dermatologista Clessya Rocha, a disidrose pode ter como causa dermatite de  de contato, infecções fúngicas, farmacodermia e esse diagnóstico clínico deve ser feito por um especialista. 

Por fim, segundo a médica, é sempre importante lembrar que nenhuma dica de saúde ou conteúdo na internet substitui a visita ao médico especialista.

“Procure um médico dermatologista que vai examinar as lesões e vai pedir um teste alérgico para esclarecer se é uma dermatite de contato alérgica ou sendo uma manifestação cutânea por uma infecção fúngica será iniciado o tratamento adequado. ” acrescenta Clessya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *