A candidíase de repetição, ou candidíase recorrente, é determinada quando a mulher apresenta quatro ou mais episódios da infecção no período de um ano.

“A candidíase é um corrimento comum, causada por fungos na região genital feminina e, aproximadamente, 75% das mulheres apresentam ao menos uma vez na vida. Contudo, a candidíase de repetição acomete cerca de 5% das pacientes e merece atenção especial”, explica a ginecologista Dra. Bruna Merlo.

Vários são os fatores associados às causas da candidíase de repetição. Os mais comuns são:

  • Estresse;
  • Uso recorrente de antibióticos;
  • Sono de baixa qualidade;
  • Diabetes;
  • Sedentarismo;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Higiene incorreta e umidade na região genital
  • Sistema imunológico deficitário.

Sintomas como corrimento, coceira, vermelhidão ou inchaço na vulva e vagina, além de dor no ato sexual podem ser indicativos da doença.

“Há também os casos em que a infecção causa manifestações clínicas mais severas, geralmente, nessas situações, a doença está associada com quadros de imunodeficiência”, diz a Dra. Merlo.

O tratamento da candidíase de repetição inicia-se com uma avaliação clínica no ginecologista. Esse profissional médico saberá identificar as possíveis causas e, após exames laboratoriais, identificar a espécie do fungo (geralmente cândida albicans ou glabrata, krusei, tropicalis e parapsilosis) para recomendar o melhor procedimento. Geralmente, a medicação utilizada é o Fluconazol e cremes vaginais.

Hábitos de estilo de vida como controle do estresse, atividade física regular, alimentação saudável e balanceada e noites bem dormidas também são poderosas ferramentas no combate à doença.

“A paciente, ao perceber os sintomas descritos da candidíase de repetição, deve levar em consideração que é extremamente importante a consulta com o ginecologista para o correto diagnóstico e, principalmente, a identificação do fungo causador. Só assim o posterior tratamento trará os resultados almejados”, adverte e finaliza a ginecologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *