Quase a metade (49%) das mulheres perde o interesse pela vida social após se tornarem mães e uma a cada quatro delas sofrem de depressão pós-parto, segundo levantamento do Instituto Qualibest em parceria com o site Mulheres Incríveis.

Além disso, muitas delas se sentem cansadas e sobrecarregadas. Mais de 62% das respondentes da última pesquisa Mommys e Saúde Mental 2022, realizada em julho, disseram que se sentiam em um limbo emocional. Por isso, o grupo formado por mais de nove mil mulheres promove ações de conexão e socialização totalmente dedicadas a elas. Isso porque, a comunidade acredita ser possível reverter esse cenário.

Acompanhe abaixo 5 sugestões da community builder, Mariana Bicalho, para ter uma rotina mais saudável com algumas (grandes e pequenas) mudanças no dia a dia: 

  • Tempo para não ser mãe: sabemos que quando os filhos são bem pequenos, é muito difícil que a mãe consiga fazer tarefas simples como lavar os cabelos durante o banho, imagina então tirar um tempo apenas para si. No entanto, esse tempo não precisa ser tão extenso e, deixar o bebê com alguém de confiança para fazer as unhas na vizinhança, já será um respiro.
  • Autonomia: se a independência financeira é uma questão para você e empreender é um desejo, comece listando atividades que você já conhece ou gosta, e que se enquadrem dentro da sua realidade. Se você sabe cozinhar, por exemplo, pode começar oferecendo bolos de pote ou bombons em consignado para restaurantes e bares do seu bairro, enquanto trabalha na produção de casa. 
  • Socialização: para a grande maioria das mães, ter uma rede de apoio é um luxo. Se você não tem um companheiro ou companheira com quem deixar as crianças, ou se sua família não tem a disponibilidade de cuidar dos filhos por você para você sair com as amigas para um café, chope ou bate-papo, pense em programar o orçamento para, periodicamente, mesmo que de forma esporádica, pagar uma babá.
  • Atividade física: fazer exercícios exige ânimo, eu sei. “E, mais uma vez: tempo!”, você deve estar pensando. Pois saiba que uma pesquisa global recente realizada pela Asics por meio de seu projeto Mind Race diz que quinze minutos e nove segundos diários de atividade física já seriam suficientes para proporcionar uma elevação da saúde mental. 
  • Descentralize: Nós, mães queremos abraçar o mundo e sair carregando, admita. Porém, se agimos sempre por centralizar as tarefas maternas e domésticas, ficamos desgastadas e sem tempo de qualidade (e paciência) com o restante das nossas vivências cotidianas. Mesmo que você considere que outras pessoas não vão executar tal tarefa tão bem quanto você, vale permitir um teste e ser menos rigorosa na avaliação. Já se você não tem com quem compartilhar as tarefas, pense bem se algumas delas não podem ser suspensas. Será que aquelas meias ou o pijama precisam mesmo ser passados a ferro? 
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *