O Padre Fábio de Melo recentemente revelou ter Síndrome de Ménière, uma doença crônica que afeta o ouvido interno e causa vertigem, perda auditiva e zumbido.

A notícia do diagnóstico veio logo após o religioso receber críticas sobre a aparência. Durante uma aparição no programa da Fátima Bernardes, seu rosto parecia mais inchado que o normal e os internautas especularam se ela havia feito harmonização facial.

Porém, o inchaço é resultado da retenção de líquidos causada pelo corticoide, usado no tratamento da doença.Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), os sintomas variam de pessoa para pessoa. Os ataques podem acontecer várias vezes por semana, ou podem ser separados por semanas, meses ou anos.

Durante um ataque da Síndrome de Ménière, a pessoa pode sentir:

  • Tonturas com uma sensação de vertigem
  • Náuseas
  • zumbido dentro do ouvido
  • uma queda repentina na audição
Foto: Reprodução Instagram

Os sintomas geralmente acontecem de uma só vez e podem durar minutos ou horas, mas geralmente duram de 2 a 3 horas.Geralmente a condição começa em um ouvido, mas pode se espalhar para ambos os ouvidos ao longo do tempo.

A síndrome pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começa entre a idade adulta jovem e a meia-idade. Mesmo que não haja cura para a doença, alguns tratamentos podem ajudar a controlar a vertigem, náuseas e vômitos.

A causa exata da doença de Ménière é desconhecida, mas está associada a um problema de pressão no fundo do ouvido. Fatores como má drenagem de fluidos no ouvido, distúrbio do sistema imunológico, alergias, ferimento na cabeça, enxaquecas podem aumentar o risco da doença.

Embora não exista cura para a doença, alguns tratamentos podem ajudar a controlar a vertigem, náuseas e vômitos. Diuréticos e uma pobre em sódio costumam ser indicados. Quando essa abordagem terapêutica não for suficiente, pode-se recorrer à cirurgia e à aplicação intratimpânica de antibióticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *