Perdeu as contas de quantas vezes você já tentou emagrecer, perdeu vários quilos de peso na balança, mas ainda assim quando você olha no espelho ela continua ali, intacta, aquela barriga que tanto incomoda?

É necessário esclarecer uma coisa antes: quando você perde peso não significa que você tenha perdido gordura de fato. Muitas vezes quando você perde peso você elimina água e músculo, o que não é legal no processo de emagrecimento.

Para saber se isso está realmente acontecendo, uma avaliação na balança de Bioimpedância é um dos melhores métodos utilizados.

Seu corpo vai lutar contra você!

Entenda que o seu corpo não quer perder gordura de maneira alguma, porque a gordura é uma fonte de energia e nosso organismo foi programado para acumular essa energia na forma de gordura. Por isso, para eliminar gordura, nosso organismo conta com diversos hormônios, que são liberados principalmente quando estamos com uma baixa ingestão de calorias (energia) na alimentação. Os principais hormônios relacionados a isso são as catecolaminas, como adrenalina e noradrenalina.

Imagine que nas suas células de gordura, existam várias fechaduras (chamados receptores) esperando para que chaves entrem dentro delas (hormônios) e ativem algum sinal específico. As células de gordura da barriga são “diferentes”

A questão é que as células de gordura da barriga possuem “menos fechaduras” para ativação da queima de gordura naquela região. As células de gordura abdominal (da barriga) tem uma dificuldade maior de eliminar gordura, justamente como uma medida de proteção.

Foto: Divulgação Stock Fotos

Sendo assim, nosso corpo tem fontes de gordura muito mais fáceis de serem eliminadas, e costumam seguir o seguinte caminho: Primeiro nosso organismo elimina toda gordura que temos em nossos membros superiores (braços). O próximo local de eliminação de gordura é na região de membros inferiores (pernas e glúteo). E por último perdemos gordura na região do tronco (onde estão as células de gordura da barriga). Por isso, é impossível você perder gordura apenas na barriga (a não ser que você faça uma cirurgia plástica).

Nosso organismo é uma máquina incrível, porém, ela foi criada para estar em constante movimento e com baixa quantidade de comida disponível. Justamente o contrário do que acontece hoje – Passamos o dia inteiro parados e comendo quantidades enorme de energia (calorias), que irão parar diretamente nas células de gordura.

E qual é a solução?

Gastar mais energia do que consome, fazer mais exercícios, acertar sua alimentação, e principalmente: buscar ajuda de um profissional qualificado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *