O clima frio afeta a maior parte do país devido ao início do inverno e, além dos riscos à saúde da gripe e das doenças respiratórias, também pode contribuir para o desenvolvimento de outros inconvenientes, como o mau hálito. Isso se deve à mudança de hábitos causada pelo clima frio, que acaba afetando também a alimentação nessa época do ano.

Quando estamos resfriados, as pessoas tendem a procurar alimentos mais calóricos e gordurosos — a resposta natural do corpo à maior quantidade de energia gasta no inverno para nos manter aquecidos. O metabolismo das gorduras em nosso corpo faz com que alguns “subprodutos” sejam eliminados pela via de excreção pulmonar, o que altera nossa respiração e causa halitose (mau hálito).

A dentista, periodontista e especialista em mau hálito Dra. Bruna Conde lista as principais causas das alterações respiratórias e sua relação com os resfriados:

Beba menos água e tenha mais chance de mau hálito

Outra questão é que o consumo típico de água é menor durante os períodos de frio, o que pode levar à redução da saliva, pois essa substância é composta por 98% de água. A falta de água limita a produção de saliva, que ajuda a combater e controlar as bactérias. Em casos mais avançados, esses avanços nos micróbios podem levar a problemas como cáries e gengivite.

“Quando a nossa boca fica desidratada, as bactérias que vivem dentro dela conseguem intensificar a sua atividade, o que causa cheiro desagradável.” explica a especialista.

Você já percebeu que o frio é ruim para seus hábitos de higiene bucal?

A água fria da torneira não é o melhor irritante para escovação e higiene da língua, não é mesmo? “Com a higiene negligenciada, ficamos mais vulneráveis a doenças bucais que podem provocar mau hálito, como a gengivite. Sem falar que o frio é a época do ano favorita de algumas doenças que se espalham mais facilmente em ambientes fechados, como a gripe, que também pode auxiliar na alteração do hálito” fala a periodontista.

Foto: Divulgação Freepik

O que devo fazer no inverno para evitar esse problema e manter a saúde bucal?

– Evitar o consumo excessivo de alimentos hipercalóricos e gordurosos;

– Beber 1 a 2 litros de água por dia é essencial porque, como vimos, 98% da saliva é água. No inverno, é normal beber menos água para que você fique desidratado. A desidratação pode levar à boca seca, o que pode levar a mais cáries, mau hálito e doenças das gengivas.

– Em caso de gripe e resfriado, evite a automedicação. A melhor opção é consultar um médico; – Para evitar a boca seca no inverno, beba água ao longo do dia e leve consigo uma garrafa de água;

– Não exagere no consumo de bebidas açucaradas e cafeinadas;

– O consumo de bebidas alcoólicas e tabaco pode ressecar a boca, aumentando a incidência de gengivite e câncer bucal;

– Priorize o uso de colutórios não alcoólicos;

– Procure manter uma alimentação saudável e equilibrada.

“Além das dicas citadas, priorize um estilo de vida saudável, inclua bons hábitos de dieta e de higiene oral na sua rotina diária e visite regularmente o seu dentista. Assim você contribuirá para sua saúde geral, além de garantir um sorriso lindo, saudável e livre do mau hálito!” finaliza a Dra. Bruna Conde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *