Em um país tropical como o Brasil, durante o verão ou longa exposição solar – principalmente sem proteção – é comum surgirem algumas manchinhas no rosto, dorso ou costas que se assemelham às sardas. Mas estamos falando do chamado melasma. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), o melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comuns na face, mas podem aparecer nos braços, pescoço e colo. As mulheres são as mais afetadas, mas as manchas também podem ser vistas nos homens. 

Ainda segundo a SDB, não há uma causa definida para o aparecimento do melasma, mas a condição muitas vezes está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

Mesmo sendo uma condição comum entre as pessoas, o assunto ainda causa muitas dúvidas. Caso você tenha essas manchinhas pelo corpo, listamos alguns mitos e verdades que podem te ajudar 

Todas as mulheres grávidas têm melasma? 

Mito

O melasma depende além dos fatores externos de uma predisposição genética em que o hormônio feminino, estrogênio, faz alterações na produção de melanina pelo melanócito. Mas essa é uma condição que não atinge todas as grávidas, mesmo que com essa mudança hormonal, a pele da mulher se torne mais sensível à melanina nesse período. 

Melasma não tem cura?

Verdade

O melasma não tem cura, mas pode ser controlado. Como é influenciado por fatores genéticos, algumas pessoas já nascem com predisposição para essa hiperpigmentação. Contudo, alguns fatores externos provocam o aparecimento ou piora do quadro, como exposição ao sol, alterações hormonais, estresse, uso de alguns medicamentos e outros. 

Coceiras e feridas no rosto são sinônimos de melasma?

Mito

Os principais sintomas do melasma são o escurecimento de áreas da pele expostas ao sol, majoritariamente no rosto. Outras doenças que possuam sintomas como feridas e coceiras, a exemplo de piodermas e dermatites, também podem atingir o rosto, mas não são melasma. 

Se não me expor ao sol, não preciso usar protetor para o melasma?

Mito

Caso tenha a condição, o uso do filtro solar é indispensável, até em dias nublados. Qualquer luz e calor provocam o melasma.

Pessoas de pele negra têm mais melasma que pele branca?

Verdade

Pessoas de pele negra possuem maior concentração de melanina, e quanto maior a produção de melanina, maior tendência ao melasma. 

Laser provoca melasma?

Depende

As peles morenas e negras com predisposição genética para o melasma, ao realizarem tratamento com aparelhos que liberam calor excessivo, podem ter o problema iniciado. 

O laser usado para tratamento de manchas liberam calor para destruir os pigmentos na pele, porém o calor irá estimular a formação de mais pigmentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *