A maioria de produtos de maquiagem como rímel à prova d’água, batons líquidos e bases, possuem indicadores de aditivos químicos ligados ao câncer. É o que diz um estudo publicado nesta terça-feira (15) na Environmental Science & Technology Letters.

Segundo a pesquisa, os produtos de maquiagens testados possuíam as chamadas substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS), uma espécie de classe de produtos químicos altamente persistentes e potencialmente tóxicos, que são adicionadas aos cosméticos para aumentar sua durabilidade e lhes dar mais resistência à água.

“As substâncias per- e polifluoroalquil (PFAS) compreendem uma classe de mais de 4700 compostos químicos para os quais a porção de carbono perfluorada característica confere propriedades químicas hidrofóbicas e persistência ambiental”, explica a pesquisa.

Durante o estudo, foram analisados 231 produtos cosméticos adquiridos nos Estados Unidos e Canadá. As marcas não foram divulgadas. Para medir a quantidade de flúor total, os cosméticos foram testados usando espectroscopia de emissão de raios gama induzida por partículas. 

Ainda segundo o levantamento do estudo, das oito categorias testadas, bases, máscaras e batons líquidos tiveram a maior proporção de produtos com alto teor de flúor total.

“Níveis elevados de flúor foram encontrados em produtos comumente anunciados como “resistentes ao desgaste” à água e óleos ou “duradouros”, incluindo bases, batons líquidos e máscaras à prova d’água”, afirma o estudo.

A pesquisa informa ainda que existem milhares de substâncias per e polifluoroalquil (PFAS), mas apenas uma pequena porção delas é testada quanto à toxicidade. A exposição aos dois PFAS mais bem estudados, chamados PFOA e PFOS, foi associada ao aumento do risco de alguns tipos de câncer, nascimento de crianças abaixo do peso, e problemas na tireóide e no sistema imunológico.

“Eles não se decompõem, eles podem se acumular na água e nos alimentos, podem permanecer em nossos corpos e podem causar efeitos na saúde”, disse Thomas Bruton, autor do estudo e cientista sênior do Green Science Policy Institute, de Berkeley, na Califórnia.

Uma triagem de PFAS em maquiagem para obter uma melhor compreensão de como os produtos químicos entram em nossos corpos, será desenvolvida pelos pesquisadores que também descobriram que mais de três quartos dos rímeis à prova d’água, quase dois terços das bases e batons líquidos e mais da metade dos produtos para os olhos e lábios tinham altos níveis de flúor, sugerindo a presença de PFAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *