O herpes genital é Infecção Sexualmente Transmissível (IST), transmitida por meio da relação sexual sem proteção, em que o líquido liberado pelas bolhas formadas pelo vírus do Herpes, presente na região genital da pessoa infectada, leva à infecção. 

Herpes é uma doença mais comum do que se imagina, causada por dois tipos de vírus: vírus herpes simplex tipo 1, ou HSV-1; e vírus herpes simplex tipo 2, ou HSV-2. 

A herpes não tem cura, mas as pessoas diagnosticadas com a doença podem fazer uso de medicamentos antivirais ou terapia supressora diária. As bolhas são o principal sintoma da doença, mas antes delas surgirem, alguns outros desconfortos aparecem. 

Caso tenha dúvidas, selecionamos os principais sintomas da herpes. Lembrando que, ao menor sinal de alteração ou incômodo na região íntima, um médico deve ser procurado.  

Aparecimento de bolhas na região genital, que se rompem e são origem a pequenas feridas

As bolhas não aparecem em todos os casos. Quando surgem, podem ser encontradas também na região da virilha ou mais perto do bumbum.

Dor na hora de fazer xixi

Na hora de fazer o xixi, o ácido da urina pode queimar as bolhas de herpes, e assim, gerar um desconforto. 

Sensação de formigamento

Geralmente ocorre em toda a área afetada, como genitais, coxas e bumbum. Este é um dos primeiros sintomas da doença nas mulheres. 

Uma forte dor na região da pélvis

O útero pode inflamar devido as DSTs, incluindo a herpes e pode gerar dor ou desconforto na hora das relações sexuais, a chamada cervicite.

Além destes sintomas, podem surgir outros mais comuns, bem semelhantes aos da gripe como febre baixa, calafrios, dor de cabeça, mal estar geral, perda de apetite, dor muscular e cansaço. Geralmente, aparecem no primeiro episódio de herpes genital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *