Adoçantes artificiais podem fazer com que bactérias intestinais saudáveis se tornem doentes e comecem a invadir a parede intestinal, podendo ocasionar uma série de infecções e problemas de saúde. 

É o que revela um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences. De acordo com o site Medical Express, a pesquisa é a primeira que mostra os efeitos patogênicos, aqueles que o próprio corpo produz, deste produto no organismo. 

O estudo testou os adoçantes mais utilizados – sacarina, sucralose e aspartame – em duas bactérias intestinais:  E. coli (Escherichia coli) e E. faecalis (Enterococcus faecalis).

Em outros estudos, foi comprovado que o uso de adoçantes pode alterar o número e o tipo de bactérias no intestino, contudo, o levantamento atual revelou que o produto também torna transforma as bactérias em um potencial patógeno, já que potencializa essas bactérias para invadir e matar células epiteliais que revestem a parede do intestino. 

Os testes da pesquisa mostraram que, o equivalente a duas latas de refrigerantes diets foram o suficiente para aumentar significativamente a adesão das bactérias às células intestinais, assim como a  formação de comunidades (biofilmes) do mesmo tipo de célula, que já cresce de forma patogênica, se tornando um tipo de colonização no hospedeiro.

Já se tem conhecimento que bactérias como E. faecalis, mesmo sendo positivas e fazendo parte do corpo, podem atravessar a parede do intestino e entrar na corrente sanguínea. Juntamente a outros órgãos como fígado e baço, ela pode causar várias infecções, incluindo septicemia.

“Nosso estudo é o primeiro a mostrar que alguns dos adoçantes mais comumente encontrados em alimentos e bebidas – sacarina, sucralose e aspartame – podem fazer com que bactérias intestinais normais e ‘saudáveis’ se tornem patogênicas. Essas alterações patogênicas incluem maior formação de biofilmes e aumento da adesão e invasão de bactérias nas células do intestino humano”, disse o autor sênior do artigo, Dr. Havovi Chichger, professor sênior de Ciências Biomédicas da Anglia Ruskin University (ARU).

“Essas mudanças podem levar à invasão de bactérias do nosso próprio intestino e causar danos ao nosso intestino, o que pode estar relacionado a infecção, sepse e falência múltipla de órgãos.”

O professor explica ainda que é importante que as pessoas entendam o que estão consumindo, principalmente porque o açúcar também está relacionado à obesidade e doenças como diabetes.

“Sabemos que o consumo excessivo de açúcar é um fator importante no desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes. Portanto, é importante que aumentemos nosso conhecimento sobre adoçantes versus açúcares na dieta para entender melhor o impacto em nossa saúde”, acrescentou.

Fonte: Medical Express

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *