Mais conhecido como Rivotril, o Clonazepam é um ansiolítico que faz parte do grupo dos benzodiazepínicos. Além de Rivotril, também pode ser encontrado nas farmácias somente com receita médica, com outros nomes como Clonatril, Clonasun, Clopam ou Navotrax. 

Para que serve?

É um medicamento utilizado para tratamento de transtornos neurológicos e psicológicos, como ansiedade e crises epilépticas. Possui ação tranquilizante  anticonvulsivante, além de inibir as funções do sistema nervoso central. 

A prescrição médica é indispensável, pois o remédio quando usado em grandes quantidades, pode causar uma dependência e crises epilépticas frequentes, já que a pessoa tenta parar, sente abstinência e interpreta o sintoma como retorno da ansiedade.

O Clonazepam pode ser encontrado em forma de comprimidos via oral ou sublingual e em gotas. Assim que ingerido, o medicamento começa a ter efeito entre 30 e 60 minutos, e continua agindo por pelo menos 10 ou 12 horas. 

Geralmente, a dose inicial não deve exceder 1,5 mg/dia, dividida em 3 doses iguais, sendo que a dose pode sofrer aumentos de 0,5 mg, de 3 em 3 dias até uma dose máxima de 20 mg, até que o problema a tratar esteja controlado.

Efeitos colaterais

Dentre os principais efeitos colaterais podemos citar dor de cabeça, cansaço, sonolência, depressão, irritabilidade, insônia, perda de equilíbrio, náuseas e dificuldades de concentração. 

Além destes, também podem ocorrer: 

  • Psiquiátricos: amnésia, alucinações, histeria, alterações do apetite sexual, insônia, psicose, tentativa de suicídio, despersonalização, disforia, instabilidade emocional, desinibição orgânica, lamentações, diminuição da concentração, inquietação, estado confusional e desorientação, excitabilidade, irritabilidade, agressividade, agitação, nervosismo, ansiedade e distúrbios do sono;
  • Sistema nervoso: sonolência, lentificação, hipotonia muscular, tonturas, ataxia, dificuldade para articular a fala, incoordenação de movimentos e da marcha, movimento anormal dos olhos, esquecimento de fatos recentes, alteração de comportamento, aumento das crises convulsivas em determinadas formas de epilepsia, perda da voz, movimentos grosseiros e descoordenados, coma, tremor, perda de força de um lado do corpo, sensação de cabeça leve, falta de energia e formigamento e alteração da sensibilidade nas extremidades.
  • Sistema imunológico:  reações alérgicas e muito poucos casos de anafilaxia;
  • Sistema endócrino: casos isolados, reversíveis, de puberdade precoce incompleta em crianças;
  • Sistema respiratório: congestão pulmonar e nasal, hipersecreção, tosse, falta de ar, bronquite, rinite, faringite e depressão respiratória;
  • Oculares: visão dupla, aparência de “olho vítreo”;
  • Cardiovasculares: palpitações, dor torácica, insuficiência cardíaca, incluindo parada cardíaca;
  • Gastrintestinais: perda do apetite, língua saburrosa, prisão de ventre, diarreia, boca seca, incontinência fecal, gastrite, aumento do fígado, apetite aumentado, gengivas doloridas, dor abdominal, inflamação gastrintestinal, dor de dente.
  • Pele: urticária, coceira, erupção cutânea, perda de cabelo transitória, crescimento anormal de pelos, inchaço na face e tornozelo;
  • Musculoesqueléticos: fraqueza muscular, frequente e geralmente transitória, dor muscular, dor nas costas, fratura traumática, dor na nuca, deslocamentos e tensões; 
  • Distúrbios urinários: dificuldade para urinar, perda urinária durante o sono, noctúria, retenção urinária, infecção do trato urinário.
  • Sistema reprodutivo: cólicas menstruais, diminuição de interesse sexual;

Quem não pode fazer uso do Rivotril?

O Clonazepam não é indicado para pacientes com alergia aos benzodiazepínicos ou a qualquer outro componente da fórmula. É contraindicado para grávidas, pois há risco de malformação do feto, nem durante a amamentação, já que ele é transferido ao bebê através do leite. Em alguns casos, o uso é recomendado, mas somente o médico pode prescrever.

O medicamento também não é indicado em pacientes com doença grave dos pulmões ou fígado, ou glaucoma agudo de ângulo fechado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *