Coceira, irritação e descamação no couro cabeludo são sinais de problemas mais sérios que caspa, ou seriam sintomas de dermatite seborreica? Afinal, elas são a mesma coisa? 

Dentre os problemas com o cabelo, a caspa costuma ser um dos que mais incomoda. Os terríveis floquinhos que teimam em cair nos ombros e destacam-se nas roupas mais escuras, são motivos de incômodo já que são associados a falta de higiene no couro cabeludo e causam constrangimento. 

Mas e se não for pela falta de limpeza e sim uma inflamação no couro cabeludo conhecida como dermatite seborreica?! A caspa é um dos resultados da dermatite seborreica ou seborreia, que é uma inflamação crônica, podendo ser seca ou oleosa. A caspa oleosa é a chamada seborreia, que provoca placas mais densas e úmidas, coladas ao couro cabeludo.

Você pode ter caspa, mas não ter dermatite seborreica, que é um estágio mais “avançado”. A caspa é a dermatite seborreica do couro cabeludo, especificamente.

Assim como todas as dermatites, as causas podem ser muitas, então não pode ser considerada uma causa só. Mas a dermatite pode ser desencadeada principalmente pela produção excessiva de oleosidade, estresse, mudança de clima e temperatura, alterações hormonais, excesso de produtos químicos no cabelo, lavar os cabelos com água quente e outros fatores que podem provocar vermelhidão, coceira, descamação do couro cabeludo e escamas. 

O couro cabeludo mais oleoso e a ação de fatores externos torna o ambiente perfeito para proliferação do fungo Pityrosporum ovale, um dos responsáveis pela doença. O quadro também se desenvolve a partir da predisposição familiar e pessoal

A dermatite seborreica é uma doença comum que normalmente atinge o couro cabeludo, mas pode aparecer na região central da face, orelhas e outras partes do corpo. 

Sintomas

  • Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • Caspa;
  • Caspa mais amarelada, muito oleosa e com ardência;
  • Coceira, que pode piorar ao coçar a pele;
  • Vermelhidão;
  • Possível perda de cabelo.

Tratamento 

É necessário inicialmente consultar um especialista na área para que um diagnóstico mais preciso seja realizado. Em alguns casos é necessária a realização de alguns exames clínicos, como o micológico, a biópsia e o teste de contato.

Para tratar a doença é preciso combater os fatores que estão causando essa condição. Por isso lave os cabelos no mínimo três vezes por semana, de preferência com água fria. Vale também usar shampoo anticaspa, ou que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e  acordo com a sua necessidade. Além disso, evite o uso de chapéus, bonés, capacetes ou gorros com os cabelos molhados.

Mantenha uma alimentação saudável  Procure manter uma alimentação saudável, evitando comidas gordurosas e hábitos como beber exageradamente e fumar. Caso você sofra com a dermatite seborreica no rosto, mantenha o costume de lavar o rosto duas vezes ao dia com produtos específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *