Ela já foi identificada como uma microalga e considerada  “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua diversidade nutricional. Mas na verdade, a Spirulina é uma cianobactéria que oferece inúmeros benefícios ao organismo.

A Spirulina possui um alto teor de aminoácidos essenciais, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio e antioxidantes, que ajudam no combate às deficiências nutricionais do nosso organismo. 

Esta cianobactéria possui características muito similares às primeiras formas de vida que habitaram o planeta. E já está presente na alimentação humana há mais de dois mil anos. 

Os benefícios da Spirulina chamaram atenção de vários centros de pesquisa, inclusive a NASA, que em um dos estudos realizados, descobriu que a cianobactéria é um superalimento, rica em nutrientes e fitonutrientes que a maioria dos alimentos. 

Indicações

Devido a grande biodiversidade de ferro, a Spirulina é indicada para pessoas com anemia e também mulheres que possuam um ciclo menstrual mais intenso. É um suplemento importante também na dieta hipocalórica e durante a prática de exercícios físicos. 

O composto é indicado também para tratamento de obesidade, controle do colesterol e diabetes. 

A Spirulina emagrece?

Alguns estudos afirmam que a spirulina ajuda a emagrecer porque a cianobactéria aumenta a saciedade devido à sua alta concentração de proteínas e nutrientes, além de ser rica em fenilalanina, um aminoácido precursor do hormônio colecistoquinina, que determina o nível de saciedade do estômago, e faz com que o corpo funcione melhor. Contudo, é necessário estar associada a uma alimentação saudável 

Outros estudos sugerem ainda que a spirulina ajuda a diminuir o tecido adiposo devido à sua capacidade de desacelerar o processo inflamatório que acontece quando uma pessoa sofre com síndrome metabólica, além de aparentemente pode ter efeito sobre a leptina, um hormônio que ajuda a diminuir o apetite e a queimar gordura e inibe uma enzima que é responsável pela produção de ácidos graxos.

Benefícios

Dentre outros benefícios da Spirulina podemos citar: 

  • Ajuda na saciedade
  • Rica em proteínas
  • Poderoso antioxidante
  • Ajudar no controle do colesterol
  • Melhorar a performance muscular
  • Ajudar no controle da glicemia
  • Ajudar no controle da pressão
  • Ajudar no tratamento para gordura no fígado:
  • Contém proteína natural na composição
  • Ajuda no combate ao envelhecimento e doenças degenerativas
  • Fortalece sistema imunológico

A Spirulina pode ser encontrada na forma de tablets, cápsulas ou pó podendo ser ingerida com um pouco de água ou adicionadas aos alimentos, como sucos e vitaminas.

A Spirulina não deve ser utilizada durante a gravidez, lactação, crianças, nem por fenilcetonúricos. É preciso consultar um médico especialista para que ele avalie a possibilidade do uso e a quantidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *