O pré-natal é uma etapa e oportunidade crucial para acompanhar a saúde da mãe e do bebê durante a gestação, além de proporcionar cuidado, apoio e informação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza algumas diretrizes para os cuidados que as gestantes devem receber a cada contato com o sistema de saúde. 

Além das orientações sobre uma dieta saudável e nutrição ideal, as atividades físicas e suplementação corretas, também atuam no combate de sintomas fisiológicos comuns durante a gravidez, como náuseas, dores nas costas e constipação.  

Segundo Evelyn de Souza, ginecologista, a atividade física é de grande importância para a saúde da mulher. “Os exercícios diminuem as dores na hora do parto e nas costas, fortalecem a musculatura e favorecem o parto normal”, destaca.  

A especialista ressalta que a gestante deve ser avaliada por um profissional de saúde antes de começar qualquer atividade. “Com as orientações corretas tudo encaminha para uma gravidez tranquila”, diz.  

A OMS também recomenda suplementação de ferro, ácido fólico e outros nutrientes que devem ser individualizados de acordo com a saúde de cada gestante. Isso evita doenças que podem impactar na saúde da mulher e do bebê na gestação, como anemia materna, sepses puerperais, baixo peso e prematuridade. 

Entre as práticas de exercícios físicos durante a gravidez, as mais comuns são: 

1. Caminhada

Ideal para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar; recomenda-se de três a quatro vezes por semana; 

2. Pilates

Melhora a respiração, frequência cardíaca, alonga e fortalece os músculos e é ótimo para a postura; 

3. Yoga

Promove o alongamento, a respiração e não possui impacto nas articulações. Além disso, ajuda a recuperar a energia, relaxar, melhorar a circulação e postura, evitando as dores na lombar típicas nesse período, principalmente, durante as últimas semanas da gravidez; 

4. Musculação leve

As grávidas que já faziam musculação antes de engravidar e que tinham um bom condicionamento físico, podem fazer exercícios de musculação, mas devem diminuir a intensidade dos exercícios para evitar sobrecarga da coluna, joelhos, tornozelos e assoalho pélvico. 

“É importante ressaltar que as atividades físicas também ajudam a diminuir a ansiedade, liberam serotonina e endorfina, além de melhorar a circulação da placenta, permitindo que o bebê receba mais oxigênio e nutrientes”, destaca a ginecologista.  

Pré-Natal 

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher deve realizar ao menos seis consultas durante os nove meses de gravidez, sendo uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre, além de uma sétima consulta no puerpério (até 42 dias após o parto) – e esta agenda deve ser mantida mesmo neste período de pandemia. 

Além disso, o pré-natal é essencial para detectar qualquer intercorrência com o feto, como malformações ou doenças congênitas, algumas delas ainda em fases iniciais, permitindo o tratamento intrauterino e proporcionando ao recém-nascido uma vida perfeitamente saudável. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *