A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para o desencadeamento de doenças cardiovasculares, responsáveis pelas principais causas de morte no Brasil e no mundo, como o infarto e o derrame cerebral. 

Para celebrar a importância de manter-se saudável e alertar para os riscos que a pressão alta causa ao nosso organismo, foi instituído o Dia Mundial da Hipertensão em 17 de maio. 

Para que chegue a cada parte do nosso organismo, o sangue bombeado do coração exerce uma força contra as paredes internas das artérias. Os vasos sanguíneos, por sua vez, oferecem uma certa resistência a essa passagem. E é esse impasse que desencadeia a pressão arterial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são hipertensas.

O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como derrame, é outra consequência da hipertensão. Como a pressão alta, as artérias da cabeça não conseguem se dilatar e podem ficar entupidas com facilidade, deixando os vasos obstruídos ou então seu rompimento. 

Os rins também podem ser afetados e deixam de filtrar o sangue. Cenário que pode se agravar para um quadro de insuficiência quando a hipertensão se instala por muito tempo.

Segundo Ministério da Saúde, a doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

  • cigarro;
  • consumo de bebidas alcoólicas;
  • obesidade;
  • estresse;
  • grande consumo de sal;
  • níveis altos de colesterol;
  • falta de atividade física;

Além desses fatores de risco, a incidência da doença é maior na raça negra, e aumenta de acordo com a idade. É maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, e em diabéticos.

Sintomas

A hipertensão é uma doença silenciosa. Quando os sintomas surgem, provavelmente o quadro já está em uma fase mais avançada. Os mais comuns são:

  • Dor de cabeça 
  • Falta de ar 
  • Visão turva 
  • Zumbido no ouvido 
  • Tontura 
  • Dores no peito 

Como controlar:

Emagrecer

Existe uma relação direta entre o peso e a pressão arterial. Emagrecer e controlar o peso é um fator importante para evitar a hipertensão. 

Ter uma alimentação saudável

Quem sofre de hipertensão deve consumir alimentos com pouco sal, gorduras e calorias. Os alimentos mais recomendados são verduras, legumes e carne branca (peixe ou aves), além de frutas, gorduras boas e os grãos integrais 

Parar de fumar

O cigarro provoca lesões e compromete o funcionamento dos vasos sanguíneos. O tabagismo ainda auxilia no aumento da pressão por conta da contração das paredes dos vasos e é um fator de risco para doenças cardiovasculares, inflamatórias e câncer. 

Dormir bem

Ter uma boa noite de sono ajuda a normalizar os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, consequentemente controlando a pressão arterial.

Diminuir o estresse

A ansiedade e o estresse aumentam os níveis de alguns hormônios do nosso corpo, como adrenalina e cortisol, que aceleram os batimentos cardíacos e contraem os vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial. O sintoma pode ainda aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

O ideal é fazer exames de maneira períodica para avaliar sua saúde e se necessário iniciar o tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *