A partir do momento em que o corpo feminino para de produzir os hormônios do ciclo menstrual, alguns sintomas começam a surgir e a menopausa se torna um período desafiador para algumas mulheres. A fase chega aproximadamente entre os 45 e 52 anos de idade, e logo o excesso de calor, as mudanças repentinas no humor e a insônia começam a fazer parte da rotina delas.

Por mais que seja um processo natural do corpo, terapias e procedimentos médicos podem amenizar os desconfortos dessa nova fase e garantir mais qualidade de vida para elas. De acordo com a nutróloga e endocrinologista Bruna Manes, é possível reduzir os sintomas de forma eficaz.

“É possível reduzir os efeitos do climatério, que é esse período de transição entre a fase reprodutiva para não reprodutiva da mulher, de forma rápida e eficaz por meio da reposição hormonal, ou seja, da suplementação com hormônios isomoleculares de forma transdérmica e em implantes hormonais, atrelada à boa alimentação e aos hábitos saudáveis”, afirma.

A especialista comenta ainda que diversos estudos já comprovam que essas medidas podem ajudar a diminuir outras doenças. “Estudos mostram também que a  modulação hormonal  pode ajudar a reduzir doenças típicas da terceira idade, como o Alzheimer, já que a técnica estimula a produção de colina-acetiltransferase, que é a enzima diretamente envolvida na prevenção da doença ”, comenta.

Reposição para eles

A nutróloga e endocrinologista afirma ainda que baixa na produção de testosterona nos homens mais velhos também pode trazer desconfortos na chamada andropausa, ou “menopausa masculina”. 

“A testosterona na reposição hormonal pode ajudar a reduzir os riscos de ataques cardíacos, obesidade, hipertensão arterial e até a depressão”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *