Uma das bactérias mais comuns entre as por causar intoxicações alimentares, pode ser transmitida durante relações sexuais. É o que diz uma pesquisa feita pela Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. O estudo foi publicado na revista Emerging Infectious Diseases, do CDC.

De acordo com o site Metrópoles, a pesquisa se iniciou a partir da observação de um surto de infecções alimentares registrada entre homens na Dinamarca. A bactéria Campylobacter está presente em alimentos contaminados e causa vômitos e diarreia. Em pessoas com condições imunológicas subjacentes, como artrite, por exemplo, pode provocar complicações mais graves.

De acordo com o estudo, os pesquisadores analisaram as informações de 4.186 homens com mais de 18 anos que apresentaram sintomas da infecção após terem contato sexual com outro homem, a partir dos dados de saúde pública do país, os pesquisadores analisaram. Logo depois, o próximo passo foi comparar as informações deles com as de três a cinco outros homens da mesma idade e local de residência.

Depois do processo e ajuste das razões de probabilidade, a equipe descobriu que a taxa de infecção por Campylobacter era 14 vezes maior para o grupo quando comparada a dos outros homens.

A pesquisa não detalhou que tipo de contato sexual causou a propagação da bactéria, mas os cientistas acreditam que seria por meio do contato anal oral ou de alguma outra atividade sexual na qual pequenas quantidades de matéria fecal entrassem contato com a boca.

Os pesquisadores pedem que os médicos conversem com seus pacientes sobre os riscos associados ao contato sexual em meio a uma intoxicação alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *