A coceira na vagina, também conhecida cientificamente como prurido vaginal, é um incômodo presente na vida das mulheres, podendo indicar desde uma simples alergia a doenças mais graves, como as DSTs. 

Quando a coceira é causada por uma reação alérgica, a região afetada normalmente é externa, como o uso de calcinhas que não são de algodão, por exemplo. Já quando a coceira é na parte interna do órgão, geralmente causada por um fungo ou bactéria, a coceira pode vir acompanhada de corrimento esbranquiçado, inchaço, dor e ardor ao urinar e outros sintomas mais graves. 

A melhor forma  de prevenir coceiras e irritações genitais é ter uma higiene correta, fazer sexo com proteção e ir frequentemente ao ginecologista assim que identificar alguma alteração, para que dependendo do diagnóstico, o trataemento seja iniciado o mais rápido possível.

Caso esteja sentindo alguma coceira na vagina, listamos alguns dos problemas mais comuns. 

1. Candidíase 

Uma das causas mais comuns, já que todos os órgãos femininos saudáveis contém o fungo Candida albicans em pequenas quantidades. A questão é que em alguns casos, ele pode se proliferar em excesso e gerar a candidíase, acompanhada de sintomas como inflamação vaginal, ardência, coceira e um corrimento esbranquiçado. 

2. Vaginose bacteriana

Também do grupo das vulvovaginites como a Candidíase, a vaginose bacteriana é uma doença causada por um desequilíbrio nas bactérias saudáveis ou uma mudança no pH vaginal. Parecida com uma infecção por fungos, mas nesse caso o corrimento é mais aquoso e usualmente tem um odor.

3. Uso inadequado do sabonete

A falta de higienização ou o excesso dela na região íntima, pode levar a irritações, já que esse processo altera a camada de gordura protetora da região, o que é fundamental para manter a hidratação da pele e proteger a microflora bacteriana da vulva. 

4. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

As DSTs podem fazer sua vagina coçar, incluindo a clamídia, herpes, tricomoníase e gonorreia. Em qualquer uma dessas doenças, a coceira pode progredir para dores e queimação.

5. Calças muito apertadas

Calças apertadas, com tecidos pesados geram o aumento da umidade e do calor na área íntima, o que torna a região propensa a proliferação de micro-organismos. 

6. Anticoncepcional ou alterações hormonais

Mulheres que já entraram ou estão na menopausa tendem a sentir mais coceira  devido à falta do hormônio estrogênio no organismo, o que deixa a pele mais sensível e propensa a infecções.

7. Tecido da roupa íntima

Em contato com a vulva, alguns tecidos das roupas íntimas podem desencadear alergia na região. Os mais recomendados são os de algodão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *